SOCIEDADE
 
'Telmo Pato' passou a ser nome de rua em Arouca
 
Cerimónia de descerramento da placa toponímica
Família do homenageado esteve em peso na cerimónia de descerramento da placa toponímica
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
A antiga Travessa da Ribeira deu lugar a partir de hoje à 'Rua Prof. Telmo Pato', numa homenagem da autarquia ao antigo presidente da Cooperativa Agrícola de Arouca (CAA).
O homenageado exerceu o cargo desde 26 de Agosto de 1965 até ao ano de 2006, e ainda desempenhou várias outras funções de relevo no mundo agrícola, nomeadamente a presidência da Lacticoop e da Assembleia Geral da Caixa de Crédito Agrícola de Arouca.
O antigo docente chegou a desempenhar o cargo de delegado escolar, e foi uma figura emblemática no concelho de Arouca, estando o seu nome a partir de hoje na toponímia da vila arouquense. A artéria que perpetuará o seu nome fica ao lado do edifício da Cooperativa.
Na cerimónia, onde marcou presença a família de Telmo Pato, o mundo político e associativo do município esteve em peso, para além de muitas pessoas anónimas.
Os discursos da cerimónia pertenceram a Joaquim Reis, presidente da CAA, e Artur Neves.
"Foram quarenta anos de uma vida dedicada a uma causa e durante os quais a nossa Cooperativa conquistou um lugar entre as maiores empresas cooperativas do país", sublinhou Reis, sobre o consulado de Pato à frente dos destinos da CAA.
"Foi grande parte de uma vida consagrada a um ideal, a servir a sua terra e a sua população, que vivia fundamentalmente de uma agricultura para cujo desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida sempre trabalhou e muito contribuiu", destacou o líder da Cooperativa, visivelmente emocionado.
Artur Neves referiu a "grande figura de Arouca que foi Telmo Pato no cooperativismo agrícola", lembrando a sua "postura de enorme seriedade e de um rigor absoluto na gestão da Cooperativa de Arouca".
O autarca enalteceu o gesto da CAA em eternizar o nome de Telmo Pato na toponímia de Arouca. "A rua com o seu nome fica mesmo junto ao símbolo do cooperativismo e próxima de outra rua com o nome de outra figura maior do cooperativismo arouquense - António Almeida Brandão". JCS 2017-09-22
 
Arouca

Domingo, 16 de Dezembro de 2018

Actual
Temp: 9º
Vento: WNW a 3 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Seg
T 10º
V 3 km/h
Ter
T 9º
V 8 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Onde vai passar o 'reveillon' este ano?
 
 
A Frase...

"A AECA existe há 27 anos e sempre valorizou o colectivo em detrimento do individual"

Carlos Brandão, presidente da associação empresarial, na cerimónia de aniversário

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 27 visitantes online