SOCIEDADE
 
'Telmo Pato' passou a ser nome de rua em Arouca
 
Cerimónia de descerramento da placa toponímica
Família do homenageado esteve em peso na cerimónia de descerramento da placa toponímica
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
A antiga Travessa da Ribeira deu lugar a partir de hoje à 'Rua Prof. Telmo Pato', numa homenagem da autarquia ao antigo presidente da Cooperativa Agrícola de Arouca (CAA).
O homenageado exerceu o cargo desde 26 de Agosto de 1965 até ao ano de 2006, e ainda desempenhou várias outras funções de relevo no mundo agrícola, nomeadamente a presidência da Lacticoop e da Assembleia Geral da Caixa de Crédito Agrícola de Arouca.
O antigo docente chegou a desempenhar o cargo de delegado escolar, e foi uma figura emblemática no concelho de Arouca, estando o seu nome a partir de hoje na toponímia da vila arouquense. A artéria que perpetuará o seu nome fica ao lado do edifício da Cooperativa.
Na cerimónia, onde marcou presença a família de Telmo Pato, o mundo político e associativo do município esteve em peso, para além de muitas pessoas anónimas.
Os discursos da cerimónia pertenceram a Joaquim Reis, presidente da CAA, e Artur Neves.
"Foram quarenta anos de uma vida dedicada a uma causa e durante os quais a nossa Cooperativa conquistou um lugar entre as maiores empresas cooperativas do país", sublinhou Reis, sobre o consulado de Pato à frente dos destinos da CAA.
"Foi grande parte de uma vida consagrada a um ideal, a servir a sua terra e a sua população, que vivia fundamentalmente de uma agricultura para cujo desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida sempre trabalhou e muito contribuiu", destacou o líder da Cooperativa, visivelmente emocionado.
Artur Neves referiu a "grande figura de Arouca que foi Telmo Pato no cooperativismo agrícola", lembrando a sua "postura de enorme seriedade e de um rigor absoluto na gestão da Cooperativa de Arouca".
O autarca enalteceu o gesto da CAA em eternizar o nome de Telmo Pato na toponímia de Arouca. "A rua com o seu nome fica mesmo junto ao símbolo do cooperativismo e próxima de outra rua com o nome de outra figura maior do cooperativismo arouquense - António Almeida Brandão". JCS 2017-09-22
 
Arouca

Quarta, 20 de Fevereiro de 2019

Actual
Temp: 10º
Vento: SE a 3 km/h
Precip: 0 mm
Pouco Nublado
Qui
T 16º
V 6 km/h
Sex
T 17º
V 6 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Concorda com novas plantações de eucaliptos no concelho de Arouca?
 
 
A Frase...

"O voto nas Assembleia Municipais obedece aos meus fregueses, e não ao partido"

Hélio Soares, autarca de Santa Eulália, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 41 visitantes online