SOCIEDADE
 
'Montanhas Mágicas' renovam certificação como destino turístico sustentável
 
Locais emblemáticos das 'Montenhas Mágicas'
O território classificado ocupa uma área de aproximadamente 1.700 km2, abrangendo as serras da Freita, Arada, Arestal e Montemuro
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Realizou-se no passado dia 2 de Dezembro, no Comité das Regiões, em Bruxelas, a cerimónia de entrega de certificados da Carta Europeia de Turismo Sustentável, onde, entre outras Áreas Protegidas e Classificadas da Europa, o território Montanhas Mágicas® foi distinguido como "Destino Turístico Sustentável".
Esta certificação é um importante reconhecimento do trabalho já desenvolvido pela ADRIMAG e pelos agentes locais deste território montanhoso do Centro/Norte de Portugal, mas também uma inspiração para que o desenvolvimento turístico sustentável continue a ser uma das grandes prioridades deste território. Para que tal aconteça são fundamentais o trabalho em rede, a cooperação, a capacitação e certificação dos agentes locais, a inovação, a diferenciação, e o respeito pelos valores naturais e culturais, salvaguardando a sua preservação e conservação.
A CARTA EUROPEIA DE TURISMO SUSTENTÁVEL (CETS) é uma ferramenta de gestão prática que permite desenvolver o turismo de forma sustentável em Áreas Protegidas e/ou Classificadas.
O território Montanhas Mágicas® ocupa uma área de aproximadamente 1.700 km2, onde se destacam cinco áreas classificadas - quatro Sítios da Rede Natura 2000 e um Geoparque Mundial da UNESCO - abrangendo as serras da Freita, Arada, Arestal e Montemuro e os Municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra.
Consciente da relevância dos valores naturais e culturais deste território a ADRIMAG, com o apoio dos parceiros locais, públicos e privados, apresentou uma candidatura à Federação EUROPARC, em 2013, com o objectivo de ver este território reconhecido como destino turístico sustentável, com base nos princípios e na metodologia de trabalho da CARTA EUROPEIA DE TURISMO SUSTENTÁVEL.
A candidatura teve por base a elaboração de uma Estratégia e de um Programa de Acção para cinco anos, constituído por um conjunto de projetos/ações, que tinham como principal objectivo desenvolver o turismo de forma sustentável, neste território de sete municípios. A referida candidatura foi aprovada e, de 2013 a 2017, diversos projectos/acções foram desenvolvidos, destacando-se, nomeadamente:
- a implementação da Rota da Água e da Pedra das Montanhas Mágicas, uma rota de turismo de natureza supramunicipal, promovida pela ADRIMAG, que abrange os 7 municípios do território e que conta com o envolvimento e apoio de todas as Câmaras Municipais (www.rota-ap.pt);
- os "Passadiços do Paiva", projeto promovido pelo Município de Arouca (http://www.passadicosdopaiva.pt/);
- o Plano de Gestão e Salvaguarda do Vale do Bestança, no qual se inclui o Centro de Interpretação Ambiental do Vale do Bestança e a Rede de Percursos Pedestres e de BTT, promovidos pelo Município de Cinfães;
- o Plano Editorial e o Plano Virtual das Montanhas Mágicas, através dos quais passaram a ser disponibilizadas ao público, ferramentas e conteúdos de promoção do território, tais como o website www.momntanhasmagicas.pt, páginas nas redes sociais (facebook, instagram, twitter, youtube), guias, mapas, brochuras, filmes promocionais, entre outros;
- a Ecopista do Vouga, projecto promovido pelo Município de Sever do Vouga.
Em 2018, foi elaborado um Relatório de Auto-avaliação do trabalho desenvolvido no período 2013-2017 e, no início de 2019, juntamente com este relatório, foi apresentada à Federação EUROPARC a candidatura de Reavaliação da Carta Europeia de Turismo Sustentável, com novo Programa de Acção para o período 2018-2022.
Este processo contou, uma vez mais, com o apoio e participação dos 7 municípios do território, bem como de agentes locais ligados ao sector do turismo, tais como empresas, associações, artesãos, produtores locais, e outras pessoas e instituições que demonstraram interesse em participar nas reuniões temáticas e fóruns realizados.
Em Julho de 2019 realizou-se a Visita de Auditoria da Federação EUROPARC às Montanhas Mágicas e, em Setembro, a ADRIMAG recebeu notificação de aprovação da candidatura. Em Dezembro, realizou-se a cerimónia de entrega dos respectivos certificados, no Comité das Regiões, em Bruxelas. CG 2019-12-05
 
Arouca

Domingo, 19 de Janeiro de 2020

Actual
Temp: 13º
Vento: NE a 6 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Seg
T 7º
V 6 km/h
Ter
T 10º
V 6 km/h
PUB.
PUB.
 
PUB.
 
A Frase...

"Sentimos que as pessoas se sentem felizes no CJS Arouca"

Pedro Pinto, presidente do Centro Juvenil, em declarações ao RV, durante a ceia de Natal da associação

PUB.
EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 29 visitantes online