PEDRO QUARESMA
 
Agricultura no contexto da crise
 
OPINIÃO | Tratamos a agricultura familiar como se não existisse
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
A agricultura familiar entendida como a actividade complementar ao rendimento principal das pessoas e que é, grosso modo, desenvolvida durante o fim de semana ou após a sua jornada diária de trabalho, desempenha um papel fundamental para a composição dos rendimentos e para a base alimentar do agregado familiar. Sendo uma agricultura baseada na transmissão de conhecimentos entre gerações,
em tempos de crise, assume-se como uma mais valia na composição do cabaz alimentar das famílias. No entanto, não temos um apoio efectivo a esta agricultura que ainda mantém muitos dos espaços agrícolas cultivados, bem como um papel importante na preservação de variedades antigas de hortícolas, legumes, fruta, etc. Aliás, tratamos essa agricultura como se não existisse. Esta actividade, também carece de melhorias e acompanhamento, nomeadamente no uso de pesticidas e outros produtos de síntese.
O que assistimos actualmente é uma ausência de transmissão de conhecimento para este tipo de agricultura. A passagem de informação terá de ser diferente daquela que é transmitida a que tem como actividade principal a agricultura. Nesse aspecto, os espaços públicos deveriam de servir como parcelas
de demonstração, abdicando em muitos espaços, do típico e recorrente relvado. Ainda para mais quando muitos dos jardins públicos foram instalados em zonas agrícolas de elevada produção. Qual o problema das pessoas poderem usufruir da Ecovia do Arda e comerem uma maça de uma macieira plantada na bordadura ou de outra tipo de fruteira? Seria uma excelente estratégia para a dispersão das variedades regionais. Seria uma excelente estratégia para um uso diferenciador dos espaços e para a ligação com os espaços agrícolas vizinhos.
É preciso transmitir aos agricultores de fim de semana que os alimentos podem ser produzidos sem o uso massivo de pesticidas. Que podemos utilizar estratégias para controle de pragas e doenças muitos mais amigas do ambiente e que nos dão uma produção semelhante, mas com uma qualidade nutricional muito mais rica e sem o risco de nos estarmos a envenenar pouco a pouco.
 
Arouca

Domingo, 05 de Fevereiro de 2023

Serviço temporariamente indisponível!

PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Este projecto dá novas competências às pessoas que lá habitam a nível de alimentação, higiene e saúde"

Padre Luis Mário, em declarações ao RV, faz o balanço do "Bairros Saudáveis"

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | visitantes online