MAFALDA FERNANDES
 
A vespa asiática
 
OPINIÃO | Tem levado a efeito verdadeiras razias nas colmeias
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
É sabido, de longa data, que a vespa asiática aportou ao norte da Península Ibérica em porta contentores vindos do Oriente e carregados com produtos variados de que se foram alimentando durante as longas viagens.
Inicialmente, no nosso país, começou por importunar os agricultores da província do Minho que, a princípio, não sabiam bem como exterminá-las. Procuraram levar a efeito acções de destruição do feroz insecto durante a noite e por meio do fogo ateavam aos seus volumosos ninhos, em geral, pendurados nos galhos mais altos dos arvoredos.
A vespa asiática alimenta-se das cabeças da abelha comum e tem levado a efeito verdadeiras razias nas colmeias para grande prejuízo dos agricultores.
A partir da região minhota disseminou-se para o sul, para todo o nosso país, e, como tal, não podia deixar de chegar a Fermedo, pelo que, tem sido frequente, segundo consta, o aparecimento de ninhos de vespa asiática nesta boa terra.
A vespa comum também é frequente, desde há tempos imemoriais, por estas paragens. É perigosa para o ser humano, como são as abelhas, mas não atacam as obreiras do mel e da cera. Procuram os lugares onde abundam as flores, que não são apenas os jardins numerosos, pelos lugares, mas também os cemitérios, particularmente no Verão, onde abundam mais as flores e o néctar. Neste caso, passam a constituir um perigo público, na medida em que os cemitérios são pontos de frequência das pessoas.
Pelo que sabemos, até por experiência pessoal, a exterminação dos ninhos da vespa asiática é da competência dos serviços municipalizados das câmaras municipais, mas a exterminação da vespa comum que, às vezes se alberga e prolífera dentro das próprias sepulturas já não. A verdade é que, constituindo um perigo público, porque ninguém está livre de um choque anafilático, devia ser também da competência dos serviços municipalizados a eliminação da vespa comum. Os encarregados da exterminação da vespa asiática são possuidores de fardamento próprio para o efeito e não é qualquer cidadão que possuí esse equipamento, indispensável na eliminação das vespas, sem o risco inerente.
Recentemente, os serviços da Câmara Municipal de Arouca abriram mão desta restrição e fizeram um trabalho excelente no cemitério de Fermedo. Por parte dos possuidores do mausoléu afectado, o nosso muito obrigado.
 
Arouca

Domingo, 05 de Fevereiro de 2023

Serviço temporariamente indisponível!

PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Este projecto dá novas competências às pessoas que lá habitam a nível de alimentação, higiene e saúde"

Padre Luis Mário, em declarações ao RV, faz o balanço do "Bairros Saudáveis"

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | visitantes online