JOSÉ CARLOS SILVA
 
Rejuvenescimento, precisa-se!
 
OPINIÃO | Seguramente um dos elencos camarários mais idosos de sempre
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Os resultados das colocações dos estudantes no concurso nacional de acesso ao ensino superior, publicados no dia 28 de Setembro, mostraram que a grande maioria dos jovens arouquenses que frequentaram o 12º ano no último ano lectivo conseguiram o passaporte para ingressar na Universidade.
Foram 117 os estudantes de Arouca que viram os seus sonhos concretizados de ingresso ao mais alto patamar de formação escolar. Daquele número, o maior contingente foi do Agrupamento de Escolas de Arouca (89) e os restantes do Agrupamento de Escolas de Escariz (28). Estão todos, naturalmente, de parabéns, extensivos aos seus pais, que tudo fazem para que os seus educandos prossigam os seus estudos com sucesso que lhes proporcione um futuro radioso.
Chegados aqui, uma questão pertinente se levanta: Que mais-valia estes e muitos outros jovens que partiram em busca dos seus sonhos, não poderiam dar à sua terra natal? Na maioria dos casos o corte com o cordão umbilical é muitas vezes irreversível, e são muito poucos aqueles jovens que regressam Arouca, após a sua formação universitária para aqui se fixarem!... Perde Arouca e o seu futuro começa a ficar seriamente hipotecado!
A este propósito, gostaria de citar um comentário sintomático de um leitor (André Rodrigues) na página de uma rede social do RV, relativamente a uma reportagem do André Vilar sobre o ingresso no ensino superior dos estudantes arouquenses: "Infelizmente a maior parte deles já não volta... ficam pelos grandes centros urbanos, onde podem ter mais oportunidades de emprego. Infelizmente, Arouca não atrai estes jovens após a sua formação universitária".
Esta é uma verdade nua e crua que não se consegue maquilhar por muito que alguns tentem escamotear esta dura realidade!
Na próxima década e com o conjunto de estímulos financeiros que a União Europeia vai colocar ao dispor dos estados-membros, a autarquia e as empresas de Arouca não poderão desperdiçar a oportunidade de ouro para alavancar a economia e a atractividade do município de Arouca para outro patamar de desenvolvimento, de forma a poder cativar jovens qualificados a fixarem-se no território.
Ainda sobre a fixação de jovens no concelho, também começa a ser urgente fazer um esforço no sentido de os trazer para as diversas instituições que proliferam no município. Sangue novo, ideias novas!
Nesse sentido, aplaudo a eleição do novo presidente do Centro Juvenil Salesiano de Arouca, Pedro Miguel Pinto, um jovem universitário que vai assumir as rédeas de uma importante colectividade. Com ele, outros jovens vão acompanhá-lo... O sentimento de pertença a uma associação que fez parte da vida de muitos arouquenses.
Existe um envelhecimento preocupante em muitas instituições locais que devem fazer um esforço em atrair jovens para os seus quadros, pois assim estes sentir-se-ão mais entusiasmados e comprometidos com a sua terra natal.
A própria autarquia deveria dar o exemplo pois, neste momento, os quatro membros executivos são quase todos sexagenários, seguramente um dos elencos camarários mais idosos de sempre. Haja vontade política em ceder lugares executivos a gente mais nova, mais irreverente e mais dinâmica!...
O futuro de Arouca também passa por um rejuvenescimento dos dirigentes políticos e associativos.
Procurando também dar o exemplo, no RV temos nos últimos anos renovado os nossos colaboradores com a chegada de vários jovens que têm trazido inconformismo e novas ideias ao jornal nas suas várias plataformas!...
Vale a pena pensar nisto!
•••
Duas das principais empresas de construção civil que mais volumosas empreitadas têm feito com a autarquia de Arouca (Construções Carlos Pinho e Conduril), recusaram aceitar anomalias detectadas no Pólo Escolar de Chave, empreitada da responsabilidade do consórcio formado por ambas as construtoras.
Apesar dos esforços da CMA no sentido de uma solução pacífica daquela situação, aquele consórcio manteve-se irredutível na sua posição, obrigando a autarquia a um longo e penoso calvário para resolver aquele imbróglio que orçou em quase 150 mil euros!...
Apetece perguntar: Duas das empresas do regime que mais facturam ao município, afinal só estão em Arouca quando as coisas correm bem?!... Caso a 'porca torça o rabo', é vê-los a dar à sola!... Curiosas formas de estar na vida!
 
Arouca

Quinta, 21 de Janeiro de 2021

Actual
Temp: 9º
Vento: WSW a 3 km/h
Precip: 0.5 mm
Chuva
Sex
T 8º
V 8 km/h
Sáb
T 12º
V 8 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Os arouquenses estão preocupados com o preço da água, tal como eu estou"

Margarida Belém, presidente da CMA, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 42 visitantes online