CÁTIA CARDOSO
 
A importância das biblioteca públicas
 
OPINIÃO | Nenhum poder político de bem pode compactuar com a ignorância
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
As bibliotecas públicas são um importante contributo para a democratização cultural, no sentido de possibilitar o conhecimento a toda a comunidade, independentemente das suas condições socioeconómicas. Cumprem um serviço público nas áreas da cultura e da educação assaz relevante.
Em 2018, num artigo intitulado "O contributo das bibliotecas públicas para a efetivação da democracia cultural", Rui Matoso dava nota da existência "cerca de 303 bibliotecas municipais, com valências gratuitas para os utilizadores, como, entre outros, acesso à internet, requisição de livros e suportes audiovisuais".
Estes espaços, sustenta o autor, contribuem para exclusão social e para a vitalidade cultural das localidades onde se encontram. Segundo Rui Matoso, "a Biblioteca deve assumir-se como centro nevrálgico e energético da sapiência em todas as suas vertentes, da ética à estética e à política".
O contacto com o conhecimento fomenta o espírito crítico. Cidadãos mais informados são mais atentos e construtivos, percecionam os seus direitos com facilidade, bem como os seus deveres, são capazes de identificar problemas, na comunidade, e de procurar soluções que os mitiguem.
Nenhum poder político de bem pode compactuar com a ignorância. Limitar o conhecimento apenas a alguns, numa comunidade, seria ignorância daqueles que têm ao seu alcance mecanismos culturais e os vedam dos outros.
Em Arouca, a Biblioteca Municipal é um espaço de conhecimento que permite aos cidadãos a libertação da ignorância e a aquisição de pensamentos e reflexões - portanto, um crescimento intelectual acessível a todas as pessoas.
Pela sua pertinência para o meio em que se encontra, nenhuma biblioteca jamais poderá satisfazer em plenitude as necessidades, os interesses e as ambições da totalidade do seu público. Podemos - e, na maioria das vezes, devemos - exigir sempre mais, especialmente quando se trata de educação e de cultura, as a bases de desenvolvimento da sociedade e do cidadão enquanto indivíduo. Em Arouca, não se verificam - nem se almejam - exceções.
É também nestes e com estes equipamentos que se devem desenvolver políticas culturais municipais destinadas a todas as gerações, envolvendo todas as gerações.
Voltando ao artigo de Rui Matoso, partilhamos as suas "ideias que possam funcionar como estratégias de dinamização sociocultural dos municípios, através das bibliotecas":
1) criação de centros de documentação e redes de conhecimento local em parceria com entidades culturais;
2) desenvolvimento de atividades que promovem a literacia visual, digital e tecnológica;
3) favorecimento e acolhimento de iniciativas cidadãs tais como propostas de programação e de projetos complementares às áreas de intervenção da biblioteca;
4) incentivo através de meios e recursos logísticos à realização de atividades "alternativas" de produção de conhecimentos críticos (oficinas, laboratórios, concursos literários, ciclos de cinema, residências artísticas que promovam cruzamentos disciplinares, clubes de leitura encenada e gravação de projetos sonoros e audiovisuais);
5) dinamização do espaço público urbano através da organização de feiras do livro e publicações pulverizadas pelos bairros, bibliotecas de rua, colaboração e incentivo às outras artes no espaço público (performances visuais, etc).
Sabemos que algumas destas ideias estão ou já estiveram em vigor na Biblioteca Municipal de Arouca ou com a sua colaboração, mas outras podem voltar (como a feira do livro!!) e outras ainda poder-se-iam inaugurar.
A biblioteca deve estar ao serviço do povo, refletindo a sua cultura (popular) e permitindo-lhe o acesso a todas as outras (de massa, erudita, etc). E, além disso, a democratização da cultura deve ser encarada como solução e jamais como obstáculo ao desenvolvimento de uma comunidade (por exemplo, municipal) e da sociedade (de forma geral).
 
Arouca

Quinta, 21 de Janeiro de 2021

Actual
Temp: 10º
Vento: WSW a 3 km/h
Precip: 0.2 mm
Chuva
Sex
T 8º
V 8 km/h
Sáb
T 12º
V 6 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Os arouquenses estão preocupados com o preço da água, tal como eu estou"

Margarida Belém, presidente da CMA, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 33 visitantes online