MAFALDA FERNANDES
 
O ouro dos canteiros
 
OPINIÃO | O ideal seria que cada freguesia tivesse o seu viveiro próprio
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
A ornamentação do largo da antiga vila de Cabeçais intitulado Praça Dr. Albano de Castro, isto na plataforma central, porque na área posterior a poente e destinada a estacionamento de veículos, a denominação toponímica já é outra: Largo Professor Álvaro Ferreira de Paiva Fernandes, não é novidade, e embora se tenha referido o contributo destas duas entidades para o desenvolvimento do extinto concelho de Fermedo e da antiga vila, que foi sua sede, não quer dizer que as referências e homenagens toponímicas se tenham esgotado.
O cuidado de procurar salientar o valor desta ou daquela entidade já desaparecida, e, por isso, dizemos entidade, é, com rigor, e para memória futura, da exclusiva competência dos órgãos autárquicos.
A cidade mais próxima de nós que há mais tempo ornamenta os espaços livres das suas ruas é S. João da Madeira que, há tempos, foi denominada neste jornal a cidade dos agapantos. O agapanto é uma flor muito alta e volumosa que pode tomar duas cores, por enquanto: o azul e o branco.
Mais tarde, a cidade de Arouca, quer dizer, a antiga vila de Arouca, engalanou-se de amores perfeitos de todas as cores, numa profusão verdadeiramente de encantar. E logo surgiu a ideia de sugerir, em imitação de S. João da Madeira, a necessidade da criação de viveiros locais, destinados em exclusivo, à ornamentação dos espaços públicos, com a grande vantagem da criação de emprego múltiplo relacionado com esse sector económico.
E assim aconteceu.
Regularmente, os espaços públicos de todo o município são ornamentados de acordo com alguns factores como a dimensão dos espaços, a abundância de plantas, etc, de tal modo que nenhuma freguesia ou nenhum lugarejo seja desconsiderado.
E o ideal seria que cada freguesia tivesse o seu viveiro próprio. Isto daria origem a uma ornamentação mais diversificada, de acordo com os gostos e as possibilidades de cada viveiro e daria origem a uma ornamentação do concelho mais rica e variada.
Por outro lado, a decoração geral do município não ficaria dependente de um certo monolitismo nem do humor, sabe-se lá, dos respectivos edis.
 
Arouca

Quinta, 21 de Janeiro de 2021

Actual
Temp: 10º
Vento: WSW a 5 km/h
Precip: 0.3 mm
Chuva
Sex
T 8º
V 8 km/h
Sáb
T 12º
V 8 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Os arouquenses estão preocupados com o preço da água, tal como eu estou"

Margarida Belém, presidente da CMA, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 45 visitantes online