VITOR AROUCA
 
Arouca e a perda de população
 
OPINIÃO | Pede-se uma inversão deste ciclo
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Arouca é um concelho do interior, que perde 1 habitante a cada dois dias que passam. Esta foi a média que se verificou entre 2001 e 2011 e são também as previsões apontadas para 2021. Se é necessário uma semana para perdermos 1 habitante pela diferença entre os nados e os óbitos, é necessário que passem novamente apenas 2 dias para que Arouca perca um habitante na faixa etária entre os 20 e 39 anos. Se esta é uma faixa etária importante no que respeita à escolha para fixação de residência, é também nesta faixa etária que as pessoas decidem ter filhos. Sendo ceto que a perda de população é um problema nacional e sobretudo um problema do interior, é certo que Arouca não foge à regra e não tem sido capaz de fixar população especialmente na faixa etária de 20 a 39 anos.
Quais as razões para a debandada dos adultos mais jovens?
Continuam a existir enormes assimetrias entre o litoral, mais povoado, mais jovem, mais rico e mais "acessível" (serviços, equipamentos e infraestruturas) e o interior envelhecido e com menos oportunidades. Em Arouca assistimos a uma fraca oferta de emprego especialmente para quadros médios altos, a um baixo empreendedorismo, assistimos a níveis críticos de infraestruturas e serviços, que obrigam a população a migrar para concelhos onde encontram respostas às suas necessidades, o que resulta na perda de capital humano e na alteração das configurações territoriais.
A Arouca pede-se uma inversão deste ciclo de perda de população. E se cabe a cada um de nós fazer o que nos é possível para que essa inversão seja uma realidade, caberá aos responsáveis a criação/manutenção de serviços, equipamentos e infraestruturas para que seja possível a fixação daqueles que de 2 em 2 dias deixam as suas raízes na procura de um futuro mais risonho.
 
Arouca

Sábado, 04 de Abril de 2020

Actual
Temp: 13º
Vento: SE a 6 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Dom
T 12º
V 5 km/h
Seg
T 15º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"A desertificação que assola Arouca e a falta de empenho do executivo na nossa indústria causam-me preocupação"

Vitor Moreira, deputado municipal do CDS, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 47 visitantes online