JOSÉ CARLOS SILVA
 
Três exemplos a seguir
 
OPINIÃO | Iniciativas de instituições de áreas distintas: municipal, associativa e privada
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Tive a oportunidade de acompanhar de perto três iniciativas que recentemente foram apresentadas aos arouquenses e que mostram o grande dinamismo e empreendedorismo que se vive no nosso município.
Cada uma dessas três iniciativas foram desenvolvidas por três instituições de áreas totalmente distintas - municipal, associativa e privada.
Começando pela municipal - a Recriação Histórica, que se viveu durante o fim de semana de 20 a 22 de Julho, foi um sucesso, e muito desse êxito deveu-se à entrega voluntária e apaixonada com que os inúmeros "actores" e figurantes desempenharam o seu papel ao longo dos dias da recriação. Nada foi deixado ao acaso e todos os pormenores foram tidos em conta pela organização.
O Mosteiro de Arouca serviu de cenário às diversas vivências do quotidiano de tempos ancestrais, onde nele habitavam as freiras. Foi representada a Festa de São Bernardo, as lutas liberais, a vida religiosa,
com destaque para eleição da abadessa, e até se sentiram as repercussões do terramoto de 1755 que se abateu sobre Lisboa.
Além da aula de história ao vivo que o elevado número de espectadores tiveram a oportunidade de
observar e participar, também a beleza das vestes dos actores e dos cenários não deixou ninguém indiferente.
O segundo exemplo que gostaria de enaltecer é a requalificação que o monte da Senhora da Mó sofreu em todo o espaço nos últimos três anos e que hoje se apresenta com a cara lavada e com nova pujança. E aqui é de toda a justiça salientar o papel desenvolvido pela nova Comissão de Melhoramentos da Senhora da Mó, constituída por gente jovem que sucedeu à antiga equipa que se encontrava à várias décadas à frente dos seus destinos. Houve uma passagem de testemunho tranquila e pacífica, ganhando com essa renovação aquele emblemático espaço que tantas e tão boas memórias traz a várias gerações de arouquenses.
O último exemplo que gostaria de realçar está ligado à economia local - a inauguração da agência do Crédito Agrícola em Escariz, precisamente no dia em que aquela instituição financeira e cooperativa assinalava quatro décadas no concelho de Arouca.
E sobre o Crédito Agrícola, salientaria dois testemunhos de duas personalidades insuspeitas que melhor atestam o papel económico e social da instituição agrícola junto da comunidade onde está inserida:
"Quer o regulador, quer os governantes, veem no Crédito Agrícola um importante parceiro no desenvolvimento local, devido à grande proximidade que existe entre a instituição e as populações" - Licínio Pina, presidente do Crédito Agrícola nacional, durante a inauguração da nova agência; "O
Crédito Agrícola é um exemplo de independência, solidariedade e cooperação que dignifica os seus associados e dirigentes e cujo futuro depende apenas e só do rigor da sua gestão e da fidelidade a esses princípios" - Elísio Azevedo, em texto de opinião na edição do RV de 11 de Agosto de 2016.
Três bons exemplos a seguir e que muito honram e enaltecem Arouca e as suas gentes!
Estamos em Agosto e com ele chegam as férias e os nossos emigrantes, que regressam em grande número à terra que os viu nascer para passar um mês junto daqueles que mais amam e recarregar as baterias para mais um ano de intenso labor em paragens longínquas.
A todos os nossos leitores, assinantes e anunciantes desejo uma óptimas férias e em Setembro estaremos de regresso com energia redobrada.
 
Arouca

Quinta, 20 de Setembro de 2018

Actual
Temp: 17º
Vento: N a 3 km/h
Precip: 0 mm
Pouco Nublado
Sex
T 24º
V 3 km/h
Sáb
T 29º
V 0 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Com a proposta do governo de reverter as agregações das freguesias, as uniões feitas no concelho de Arouca devem...
 
 
A Frase...

"Pretendemos manter as dinâmicas de trabalho, participar em projectos e proporcionar aos alunos um ensino de qualidade"

Adília Cruz, directora do AE Arouca, em declarações ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 41 visitantes online