JOSÉ CARLOS SILVA
 
Três exemplos a seguir
 
OPINIÃO | Iniciativas de instituições de áreas distintas: municipal, associativa e privada
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Tive a oportunidade de acompanhar de perto três iniciativas que recentemente foram apresentadas aos arouquenses e que mostram o grande dinamismo e empreendedorismo que se vive no nosso município.
Cada uma dessas três iniciativas foram desenvolvidas por três instituições de áreas totalmente distintas - municipal, associativa e privada.
Começando pela municipal - a Recriação Histórica, que se viveu durante o fim de semana de 20 a 22 de Julho, foi um sucesso, e muito desse êxito deveu-se à entrega voluntária e apaixonada com que os inúmeros "actores" e figurantes desempenharam o seu papel ao longo dos dias da recriação. Nada foi deixado ao acaso e todos os pormenores foram tidos em conta pela organização.
O Mosteiro de Arouca serviu de cenário às diversas vivências do quotidiano de tempos ancestrais, onde nele habitavam as freiras. Foi representada a Festa de São Bernardo, as lutas liberais, a vida religiosa,
com destaque para eleição da abadessa, e até se sentiram as repercussões do terramoto de 1755 que se abateu sobre Lisboa.
Além da aula de história ao vivo que o elevado número de espectadores tiveram a oportunidade de
observar e participar, também a beleza das vestes dos actores e dos cenários não deixou ninguém indiferente.
O segundo exemplo que gostaria de enaltecer é a requalificação que o monte da Senhora da Mó sofreu em todo o espaço nos últimos três anos e que hoje se apresenta com a cara lavada e com nova pujança. E aqui é de toda a justiça salientar o papel desenvolvido pela nova Comissão de Melhoramentos da Senhora da Mó, constituída por gente jovem que sucedeu à antiga equipa que se encontrava à várias décadas à frente dos seus destinos. Houve uma passagem de testemunho tranquila e pacífica, ganhando com essa renovação aquele emblemático espaço que tantas e tão boas memórias traz a várias gerações de arouquenses.
O último exemplo que gostaria de realçar está ligado à economia local - a inauguração da agência do Crédito Agrícola em Escariz, precisamente no dia em que aquela instituição financeira e cooperativa assinalava quatro décadas no concelho de Arouca.
E sobre o Crédito Agrícola, salientaria dois testemunhos de duas personalidades insuspeitas que melhor atestam o papel económico e social da instituição agrícola junto da comunidade onde está inserida:
"Quer o regulador, quer os governantes, veem no Crédito Agrícola um importante parceiro no desenvolvimento local, devido à grande proximidade que existe entre a instituição e as populações" - Licínio Pina, presidente do Crédito Agrícola nacional, durante a inauguração da nova agência; "O
Crédito Agrícola é um exemplo de independência, solidariedade e cooperação que dignifica os seus associados e dirigentes e cujo futuro depende apenas e só do rigor da sua gestão e da fidelidade a esses princípios" - Elísio Azevedo, em texto de opinião na edição do RV de 11 de Agosto de 2016.
Três bons exemplos a seguir e que muito honram e enaltecem Arouca e as suas gentes!
Estamos em Agosto e com ele chegam as férias e os nossos emigrantes, que regressam em grande número à terra que os viu nascer para passar um mês junto daqueles que mais amam e recarregar as baterias para mais um ano de intenso labor em paragens longínquas.
A todos os nossos leitores, assinantes e anunciantes desejo uma óptimas férias e em Setembro estaremos de regresso com energia redobrada.
 
Arouca

Segunda, 19 de Novembro de 2018

Actual
Temp: 11º
Vento: SE a 3 km/h
Precip: 0 mm
Muito Nublado
Ter
T 11º
V 6 km/h
Qua
T 9º
V 6 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Que área gostaria de ver reforçada nas GOP e Orçamento da CMA para 2019?
 
 
A Frase...

"Não discrimino nenhuma das antigas freguesias"

Ângelo Miranda, presidente da União de Freguesias de Arouca-Burgo", eleito pela coligação PSD/CDS, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 32 visitantes online