A Quintãs Farm House, perto do centro da vila de Arouca, foi hoje, domingo, a capital do hipismo na região. Cavaleiros e cavalos de vários pontos do país concentraram-se para o Festival Hípico de Arouca, evento organizado há mais de uma dezena de anos pelo Centro Cultural Recreativo e Desportivo de Santa Maria do Monte. Muito público, boa organização e logística adequada resultaram numa jornada social e desportiva bem conseguida num espaço em transformação que será a curto prazo um dos mais modernos centros hípicos do país.Dois concorrentes arouquenses
Entre outros, o festival de Arouca teve o apoio da Quintãs Farm Houses, da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia de Santa Eulália e Arouca-Burgo, representados, respectivamente, pelo empresário Jorge Ferreira, pela vice-presidente Cláudia Oliveira e pelo vereador António Carlos Duarte, e pelos presidentes Hélio Soares e Vitor Arouca. Na mesa de honra estiveram ainda Albino Vieira da Silva, presidente da associação de Santa Maria do Monte, e Pedro Vieira, presidente da Assembleia Municipal. Na prova principal, que encerrou o certame, estiveram os cavaleiros arouquenses Luis Ferreira e Filipe Ferreira Gonçalves, este já com prémios de campeão nacional.
Resultados finais
A Prova I, dedicada aos cavaleiros e cavaleiras da categoria de Escolas, patrocinada pela Junta de Freguesia de Santa Eulália.
Prova II - União de Freguesias de Arouca e Burgo:
(50 cm): 1º Núria Silva / ‘Príncipe do Oeste'
Prova III - Câmara Municipal de Arouca
(80 cm): 1º Fábio Belo / ‘Farpa'
Prova IV - Caixa Agrícola de Arouca
(1 m): 1º Pedro Manso / ‘Fustinova'
Prova V - Laboratório EDOL
(1,10 m): 1º Nuno Martins / ‘Faraó'
Prova VI - Quintãs Farm Houses
(1,25 m):
1º Pedro Manso / ‘Ashton'
2º Luís Ferreira / ‘Black Panther'
3º Filipe Ferreira Gonçalves / ‘Hollywood'
«Um espectáculo nobre que muito enriquece Arouca»
RODA VIVA ouviu o dirigente associativo Albino Vieira da Silva sobre o Festival Hípico de Arouca.
«O balanço desta actividade é muito positivo. O festival atingiu o ponto mais alto este ano graças às condições proporcionadas pelo arouquense Jorge Ferreira, que tem aqui umas instalações formidáveis. O CCRD de Santa Maria do Monte tem muito orgulho em realizar esta prova que integra o nosso plano de actividades. É uma actividade em prol de Arouca. É um evento hípico promovido em Arouca todos os anos [foi apenas suspenso durante a pandemia] e que não se encontra noutros municípios da nossa região. Temos tido o privilégio de o conseguir realizar com regularidade.»
«Unir arte e desporto»
«Aliás, os primeiros festivais hípicos de Arouca foram organizados pelos Bombeiros Voluntários de Arouca. Integro os corpos sociais dos Bombeiros Voluntários de Arouca há vários anos e o festival era uma forma de angariarmos alguns meios para a construção do novo quartel. Entretanto, houve um interregno na realização por parte dos Bombeiros. Não desisti da ideia e voltei a sugerir ao senhor coronel Bernardo Mendes que retomássemos o festival de Arouca. E aqui estamos, mais uma vez num espectáculo nobre, que une arte e desporto, um acontecimento que não é comum e que muito enriquece Arouca.» 2022-08-07 Manuel Matos (texto e fotos)/RV