8.ª jornada - 1 Novembro 2020
Jogo no Estádio Municipal de Arouca
Árbitro - José Casegas (AF Viseu), auxiliado por Olga Almeida e Hugo Marques.FC Arouca - Fernando Castro; Thales, Brunão, João Basso e Joel Ferreira (Mateus Quaresma, 54); Marco Soares (Lawrence Ofori 67), Leandro Silva e Nuno Rodrigues (Pedro Moreira, 45); Adílio, Bukia (André Silva, 67) e Heliardo (Vassilakis, 82).
Suplentes não utilizados: Norbert, Aloé, Yaw Moses e Diogo Clemente.
Treinador: Armando Evangelista
Vizela - Pedro Silva; Koffi, Marcelo (André Soares, 84), Aidara e Kiki Afonso (Richard Ofori, 44); Samu, Evrard Zag e Marcos Paulo; Francis Cann (Mosevich, 84), Cassiano (Diogo Ribeiro, 23) e Kiko Bondoso (Cardozo, 84).
Suplentes não utilizados: Ivo Gonçalves, João Pedro, Didi e Okoli.
Treinador: Álvaro Pacheco
Ao intervalo: 0-0
Marcador: 0-1 (Diogo Ribeiro, 46); 1-1 (João Basso, g.p. 82); 2-1 (Adílio, 92).
O melhor ficou guardado para o final
No primeiro encontro oficial entre os dois emblemas que subiram de divisão na temporada anterior, aconteceu a terceira vitória do FC Arouca, uma vitória "arrancada a ferros", já no tempo de compensação, quando uma má saída do guarda-redes Pedro Silva proporcionou o golo festivo do avançado Adílio. Há muitos jogos em jejum de vitórias, a equipa de Vizela complicou a tarefa do Arouca. O jogo esteve intenso mas permaneceu o equilíbrio durante a primeira parte, até nas oportunidades flagrantes de golo. Aos 7 minutos, Nuno Rodrigues apareceu na cara do guarda-redes mas atirou a oportunidade por cima da barra. Pelos 25 minutos, foi Kiko Afonso a pôr à prova a estreia (bem conseguida) do guardião Fernando na baliza arouquense. Entretanto, já Álvaro Pacheco estava obrigado a duas alterações forçadas no onze inicial por motivo de lesão.
O FC Arouca não estava a conseguir o andamento ideal e Armando Evangelista fez entrar Pedro Moreira para a linha média no início da segunda parte. Porém, uma distracção permitiu a Vizela recuperar a bola e Francis Cann desmarcou Diogo Oliveira para a abertura do marcador. O FC Arouca acusou o golo e apesar do domínio territorial não obtinha o melhor discernimento na construção do ataque. O empate até podia ter vindo de um lance caricato: o lateral Koffi fez um atraso com o peito, a bola carimbou o poste direito, percorreu a linha de golo e foi bater no poste contrário. Calafrio insólito para o Vizela que, contudo, foi pressionando alto a equipa do Arouca, chegando a desperdiçar o segundo golo no remate defeituoso de Samu. O FC Arouca esforçava-se e de uma precipitação faltosa de Zag sobre o recém-entrado André Silva resultou o penálti que garantiu a João Basso (bom jogo) estabelecer o empate. Ainda com alguns minutos para procurar o golo da vitória, o FC Arouca apertou um Vizela mais defensivo e Adílio voltou a ser decisivo, pôs em festa a tarde arouquense ao cair do pano no Municipal de Arouca. Vitória suada diante de um Vizela de boa réplica. Em jogo com arbitragem regular, um triunfo que mantém o FC Arouca de olhos focados nos lugares cimeiros da tabela. 2020-11-01 MS/RV
Armando Evangelista (treinador do FC Arouca): «Foi um jogo entre duas equipas que subiram este ano e que demostraram que têm qualidade. A primeira parte foi repartida mas com mais oportunidades nossas. A segunda parte começa com um lance caricato que proporcionou o golo do Vizela. A partir daí só o Arouca jogou, esteve em cima do Vizela criando uma série de lances sobre a baliza. O Vizela deu uma réplica fantástica, fez-nos trabalhar muito, fez vir ao de cima o nosso querer e acabamos por merecer aquilo que aconteceu.»
Álvaro Pacheco (treinador do Vizela): «Perdeu a melhor equipa. Tenho um orgulho muito grande dos meus jogadores, pois lidamos com situações que não controlamos. Oportunidades do Arouca foram zero. Controlamos todos os momentos do jogo e tivemos oportunidades para dilatar o marcador. O Arouca tem outros objectivos e jogou sempre no nosso erro. O desafio que eu lanço é quem está na arbitragem que veja este jogo e que ouça. Já fomos prejudicados em Mafra. Estão a errar sempre contra o Vizela.»
O presidente da SAD do FC Vizela, Diogo Godinho, compareceu na sala de imprensa para tecer
críticas à arbitragem: «Já em Mafra tínhamos sido prejudicados, mas hoje foi um escândalo. As pessoas que arbitraram este jogo não são dignas de estar a arbitrar futebol, não são dignas de arbitrar um jogo destes, não são dignas de arbitrar o FC Vizela. Isto é brincar com pessoas sérias. Espero que me ouçam, que analisem os lances, porque há duas faltas antes dos golos e o penálti nem sequer é penálti. Hoje, o que se passou aqui foi uma autêntica vergonha. Portanto, deixem de brincar com o FC Vizela, ou, então, digam, pá, isto vai ser sempre assim e não estamos aqui a fazer nada e desistimos já.»
LIGA 2 SABSEG
8ª jornada
Estoril - Cova da Piedade [não realizado]
Covilhã 4-0 FC Porto B
Académica 3-0 UD Oliveirense
Chaves 0-0 Vilafranquense
Leixões 3-2 Benfica B
Casa Pia 3-3 Penafiel
Acad. Viseu 0-1 Feirense
FC Arouca 2-1 Vizela
Mafra 3-1 Varzim
PRÓXIMOS JOGOS FCA
9.ª jornada (sexta-feira, 06/11)
Feirense - FCA (18h30, SportTV)
Paragem (15/11):
Selecções Nacionais
3ª elim. Taça de Portugal (22/11)
FCA - V. Guimarães
10ª jornada (29/11)
FCA - FC Porto B