DIVULGAÇÃO
 
Cinco dias, 61 filmes em competição
 
Vai começar a 15.ª edição do Arouca Film Festival. Organização recebeu quase sete centenas de fitas
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
De 13 a 17 de Setembro terá lugar o 15º Arouca Film Festival, um Festival Internacional de Cinema e Vídeo que acolhe e premeia os projetos mais criativos e inovadores, no sector do cinema e do audiovisual, através de uma competição que acolhe filmes vindos de todo o mundo.
O Cine Clube de Arouca, estrutura organizadora do evento, refere que foram recebidos 683 filmes este ano, quase mais uma centena do que no ano anterior. De destacar que o Festival de Arouca conseguiu chegar aos "quatro cantos do mundo" e cativar a participação de realizadores dos cinco continentes.
Portugal está representado com filmes que chegaram de norte a sul e teve a maior participação enquanto país (347 filmes). Em segundo lugar surge o Brasil (53 filmes) e em 3º e 4º surgem as maiores surpresas Irão (36 filmes) e Rússia (33 filmes). Destaque para as participações do Quirguistão, Azerbaijão, Bangladesh, Chile, Egipto, Canadá e Argentina.
Para a edição 2017 do Festival estarão a concurso 61 filmes que abarcam todos os géneros cinematográficos, desde a ficção, ao documentário, passando pela animação, experimental e videoclip. "Ficção e documentário são os géneros que mais predominam nesta edição. Há uma clara intenção, por parte dos realizadores, em retratar questões relacionadas com o valor da vida, com a proteção, defesa e luta pelos direitos humanos", refere João Rita, director do festival.
Este ano o Arouca Film Festival realizar-se-á de 13 a 17 de Setembro. "Serão cinco dias repletos de muito cinema, arte e cultura (mais um dia que em anos anteriores). O aumento do número de dias é uma resposta a uma necessidade premente que os participantes do festival nos têm transmitido. Desta forma criam-se novos espaços, espaços alternativos que permitem melhorar as formas e métodos de visionamento, promoção e divulgação de filmes e da arte cinematográfica", afirma Cátia Camisão, vice-presidente do Cine Clube de Arouca.
"O Arouca Film Festival é um festival que revela uma vivacidade extrema, mantendo o seu espírito inovador em toda a sua essência, trazendo até Arouca um espaço alternativo ao circuito comercial, projectando alguns dos melhores filmes que se produzem a nível mundial", remata João Rita.
"No que toca à programação, e não podendo ainda desvendar todos os segredos que irão compor esta 15ª edição, poderemos, para já, adiantar que esta será ainda mais diversificada, com inúmeros pontos de interesse e atividades para todos os públicos, incluindo workshops de cinema e atividades pedagógicas para crianças, e jovens, bem como sessões de cinema, tertúlias e formações para os adultos, apostando sempre na enorme capacidade que o cinema tem para nos fazer refletir e agir, acrescenta Cátia Camisão, programadora do evento.
Para Cátia Camisão, "O Arouca Film Festival mantém a sua essência enquanto evento que privilegia a cultura, nas suas mais variadas formas, e a incentiva. Este é um festival que pretende estimular a criação de novos e inovadores projetos cinematográficos, colmatando a falta de apoios existentes no setor do cinema e da cultura, principalmente no que diz respeito à sua divulgação e promoção."
"Apostamos numa verdadeira descentralização da cultura e num acesso livre e mais facilitado a conteúdos de elevadíssimo valor artístico", diz o director do Festival. CCA 2017-09-05
 
Arouca

Terça, 21 de Novembro de 2017

Actual
Temp: 14º
Vento: S a 3 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Qua
T 16º
V 5 km/h
Qui
T 15º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Nas compras natalícias deste ano, pensa gastar...
 
 
PUB.
A Frase...

"Um apicultor tem que ter grande paixão pelas abelhas, mesmo depois de algumas picadas!"

António Azevedo, produtor de mel em Arouca, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 53 visitantes online