SOCIEDADE
 
Rede de associações mobilizam-se para valorizar o Paiva
 
Encontro de agentes locais
Projecto europeu 'Living Rivers' de defesa e promoção dos rios e dos seus ecossistemas com acção em Arouca
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
No passado dia 2 de Setembro, a Biblioteca Municipal de Arouca assistiu ao encontro entre os parceiros do projecto Living Rivers e outras entidades de Arouca, defensoras e promotoras da preservação do meio ambiente local.
Entre os agentes locais, estiveram presentes o Círculo Cultura e Democracia, entidade que tem vindo a promover reflexões na área do ambiente, água e florestas no contexto da cidadania; o Clube do Paiva, que usa os recursos naturais do rio Paiva como forma recreativa, preocupando-se simultaneamente com a sua protecção; e o Arouca Geopark, que por sua vez, também trabalha com uma série de entidades locais, promovendo a geoconservação, geoeducação e geoturismo da região.
Depois de quatro dias de formação na Aldeia da Paradinha, os parceiros do projecto ONGD Rosto Solidário - Inducar; ASPAYM Castilla & Leon e CEIPES - fecharam a semana de formação com este encontro final que promoveu o diálogo e partilha de conhecimentos. Esta oportunidade foi crucial para apresentar melhor o projecto Living Rivers, os seus objectivos e os recursos que dele serão disponibilizados.
Neste encontro, os stakeholders e grupos locais levantaram considerações e questionamentos pertinentes, auxiliando e refinando os conteúdos e as características técnicas do que será desenvolvido, visando explorar da melhor forma a temática da preservação da água dos rios e seus ecossistemas, bem como atender às necessidades do público final e interesses da comunidade local.
O Living Rivers irá continuar a contar com a disponibilidade e contribuição destes parceiros locais nas fases seguintes deste projecto, mostrando desde já o seu entusiasmo para a testagem dos seus produtos finais.
É notória a formação e crescimento de uma rede de ajuda mútua para preservação dos rios e do meio ambiente e, nessa perspectiva, já se começa a ver um dos objectivos do projecto a concretizar-se muito em breve. Susana Quintal 2022-09-05

ONGD Rosto Solidário

A ONGD Rosto Solidário é uma associação para o desenvolvimento, sem fins lucrativos, reconhecida desde 2008 como ONGD (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento) pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, beneficiando do estatuto de pessoa colectiva de utilidade pública.
Trabalha em prol do desenvolvimento, promovendo equidade, direitos humanos e igualdade de oportunidades, através da realização de projectos concretos centrados na educação e cultura das comunidades. Valoriza a participação e a integração através do voluntariado, da solidariedade e do trabalho em rede e parceria.
Já o projecto Living Rivers surgiu após se ter verificado uma lacuna na literacia ambiental e cidadã de adultos, e que é financiado pelo programa Erasmus+, área de Educação de Adultos. Tem como objectivo principal reforçar a apropriação e mobilização dos cidadãos para a participação e defesa do meio ambiente num contexto de alterações climáticas, nomeadamente da água como um direito humano e bem comum. Para esse efeito, disponibilizará três recursos baseados na temática de protecção e apropriação dos recursos naturais pela população.

 
Arouca

domingo, 24 de setembro de 2023

Serviço temporariamente indisponível!

PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"É sempre complicado gerir oitenta pessoas, nunca se agrada a toda gente, o comandante é o topo da pirâmide"

José Gonçalves, comandante dos BVA, em declarações ao RV

EDI??O IMPRESSA

PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web