SOCIEDADE
 
Desafios da Europa num contexto de crise na “Conferência de Arouca”
 
Jaime Gama foi o principal orador da iniciativa do Círculo Cultura e Democracia
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Com Jaime Gama como conferencista, o Círculo Cultura Democracia organizou no passado dia 3 de Dezembro, na Biblioteca D. Domingos de Pinho Brandão, uma conferência com o tema "Desafios da Europa num contexto de crise".
Tendo à frente uma assistência interessada, apesar da noite fria e chuvosa, o orador, que exerceu funções ministeriais no âmbito da Defesa e dos Negócios Estrangeiros, abordou os temas: "os desafios da agenda europeia para 2022", "o relacionamento da Europa com os outros blocos globais", "a reestruturação das relações Europa-EUA".
Previu para 2022 uma agenda europeia extremamente exigente com muitos fatores de indeterminação, muito centrada nos problemas económicos e sociais colocados pela pandemia, na necessidade de alterar a prioridade das políticas económicas para ter em conta o combate às alterações climáticas, na gestão das adaptações colocadas pela evolução rápida da digitalização, na adaptação às novas realidades económicas mundiais e na redefinição do relacionamento com os grandes actores internacionais.
Um ponto crucial que esta crise mostrou foi que a deslocalização das plataformas industriais da Europa para países terceiros se tornou um problema que está na ordem do dia (cadeias de abastecimento de componentes e matérias-primas, abastecimento de bens alimentares, trânsito de contentores,...), com uma influência na subida da inflação e no crescimento económico, que pode obrigar o BCE a subir as taxas de juro.
A necessidade de minimizar as alterações climáticas e a consciência de que são negativas para a humanidade não é actualmente questionada,e não apenas na parte central e oeste do município", afirmou Anselmo Oliveira.
Finda a intervenção, a comitiva rumou para o centro da vila de Arouca onde decorreu uma acção de campanha eleitoral. JCS 2021-09-18
 
Arouca

Domingo, 27 de Novembro de 2022

Serviço temporariamente indisponível!

PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Quero ser sepultado com a farda dos Bombeiros Voluntários de Arouca"

Arlindo Soares, primeiro instrutor dos BVA, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | visitantes online