SOCIEDADE
 
Um ano de pandemia e o papel da CPCJ neste contexto adverso
 
Comissão do concelho de Arouca apresentou balanço de 2020: aumentaram as problemáticas relacionadas com o uso da 'internet' e das redes sociais
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
«O ano de 2020 foi desafiante no que respeita à intervenção com crianças e jovens em risco. Não só pelo contexto pandémico e tudo o que este envolve, mas pela particularidade de problemáticas que se agudizaram», relata a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Arouca, que apresentou o seu relatório anual na última sessão da Assembleia Municipal.
De acordo com o relatório de actividades de 2020, deram entrada 45 processos na CPCJ, que somados aos transitados de anos anteriores e enviados de outras comissões perfizeram o total de 134 processos trabalhados. Houve um total de 89 saídas entre arquivamentos, enviados para outras CPCJ's e remetidos a tribunal.
A entidade que mais sinalizou foi a GNR, seguindo-se dos estabelecimentos de ensino e de saúde. Sendo que as problemáticas mais sinalizadas foram a violência doméstica e a exposição a comportamentos que possam comprometer o bem-estar e desenvolvimento da criança. Contudo, estas problemáticas estão sempre associadas a outras, o que complexifica a sua intervenção.
Neste âmbito, importa referir que a faixa etária com maior número de processos foi dos 15 aos 17 anos, e que o total de processos activos face ao número de crianças/jovens no concelho foi de 1.5%, seguindo a tendência de anos anteriores. No entanto, o que se destacou foram problemáticas relacionadas com o uso da internet e das redes sociais.
«Este ano de pandemia, pelas necessidades de recorrer à comunicação online, foi e é necessário a utilização da internet. Todavia, a sua utilização de forma não consciente e informada, pode ser um factor de risco para crianças e jovens, na medida em que a informação/fotos/partilhas uma vez na internet, ficará para sempre na internet. Assim, a CPCJ de Arouca pretende dedicar este ano ao desenvolvimento de actividades e acções dedicadas a esta temática». 2021-03-01
 
Arouca

Sexta, 23 de Abril de 2021

Actual
Temp: 14º
Vento: SE a 5 km/h
Precip: 0.1 mm
Nublado
Sáb
T 18º
V 8 km/h
Dom
T 16º
V 6 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Temos de ter mais cultura democrática em Arouca, na Câmara Municipal e nas instituições"

declarações de Fernando Mendes no RV, onde anuncia a sua decisão de não se recandidatar à CMA

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 40 visitantes online