ASSOCIATIVISMO
 
«Esperamos que o nosso apoio possa fazer a diferença»
 
Teresa Sousa
Teresa Sousa preside ao Rotary Club de Arouca e mantém projectos solidários
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Teresa Sousa é a presidente do Rotary Club de Arouca no ano 2020-21. A empresária assumiu o cargo numa altura duplamente desafiante, pelo contexto de pandemia - que condiciona projectos e acções, fazendo sobressair outros desafios - e pelo facto do Distrito 1970 ter como Governador Sérgio Almeida, membro do clube.

Outubro foi um mês especialmente activo do Rotary Club de Arouca. Qual o ponto de situação do combate à pólio?
A poliomielite é uma doença infecciosa que ataca o sistema nervoso, podendo levar à paralisia, em casos mais extremos ser a causa de morte e afecta maioritariamente as crianças. A doença não tem cura, mas a vacinação feita com três doses, previne a doença. Em Portugal, as nossas crianças têm a felicidade de terem as vacinas da pólio incluídas no plano nacional de vacinação. Rotary e os seus parceiros - a Fundação Bill e Melinda Gates, a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Centro Norte-Americano de Controlo e Prevenção de Doenças e a UNICEF - conseguiram imunizar mais de 2,5 mil milhões de crianças. É um feito notável! Em Agosto, a OMS declarou a região africana livre do vírus da pólio. Isto significa que há apenas registos do vírus no Paquistão e Afeganistão. Estamos tão perto de fazer história, de erradicar a segunda doença do mundo (a única até agora foi a varíola) razão pela qual não podemos parar. É necessário não esquecer que esta é uma luta contínua pois esta doença, como qualquer outra, pode voltar.
Este ano, num contexto de pandemia, é ainda mais oportuno mostrar como a falta de vacinação pode comprometer a saúde das comunidades. Estamos a viver isso com a Covid-19. É necessário não esquecer que esta é uma luta contínua pois esta doença, como qualquer outra, pode voltar. O Rotary Club de Arouca, por motivos de contingências da actualidade, teve de adiar o evento que tinha programado para o Dia Mundial da Luta Contra a Poliomielite. No entanto, o clube e os Interact Club de Arouca e Interact Club de Arouca-Escariz empenharam-se na divulgação da causa e tivemos uma receptividade incrível por parte dos arouquenses e das instituições locais. Conseguimos angariar verbas de muitas formas que serão entregues ao fundo da The Rotary Foundation Ainda estamos a fazer a contabilização dos fundos, mas estamos certos que iremos conseguir contribuir para que muitas crianças possam usufruir destas vacinas.

Que outros projectos tem para este ano rotário?
Os projectos que tínhamos delineado para este ano estão a ser reajustados e dependentes do que as contingências de saúde pública nos permitam. Há sim uma missão na qual estamos empenhados: acompanhar o nosso companheiro Sérgio Almeida na função de Governador do Distrito 1970. Ter um companheiro do clube como Governador é um facto inédito! O Sérgio Almeida é um companheiro motivador, criativo e muito empenhado. O clube sugeriu a sua nomeação para Governador, convicto que ele faria a diferença, e a verdade é que isso está a acontecer! Ele está a fazer jus ao lema rotário do ano, O Rotary Abre Oportunidades. Entre os muitos projectos da Governadoria, posso destacar a Academia Paul Harris, para potenciar jovens talentos e líderes, com uma forte componente de integração, contemplando mesmo vagas para refugiados. É nossa missão apoiar o Governador nesta caminhada de um ano.
Além disso, temos mantido os apoios das bolsas de estudo aos nossos jovens e estamos atentos às necessidades da comunidade, nomeadamente das nossas IPSSs, no que à pandemia diz respeito.

Têm sido solicitados para apoios no âmbito da pandemia?
Claro que sim. Os tempos que vivemos são difíceis e são várias as IPSSs que nos têm contactado. Gostaríamos que a nossa ajuda pudesse chegar a todos de igual forma, mas os recursos de que dispomos impedem-nos de o fazer. Após análise dos pedidos que chegaram até nós, o Rotary Club de Arouca optou por ajudar as IPSSs que mais necessitam neste momento, nomeadamente o Centro Saúde de Arouca, Lar Santa Cruz de Alvarenga e o Centro Social e Paroquial de S. Salvador do Burgo. Esperamos que este apoio possa fazer a diferença de alguma forma.

Como é que o movimento rotário se ajusta ao contexto de pandemia?
Rotary não é perecível, é permanente. Rotary foi criado em 1905, por Paul Harris. Em 115 anos de história, este movimento internacional de profissionais passou por duas Guerras Mundiais, várias pandemias e mostrou sempre a sua pertinência. Estamos a fazer isso agora. O mundo terá de se ajustar à pandemia e a novas formas de estar e de viver: na sociedade, na economia, no mercado laboral, na educação e até mesmo na forma de valorizarmos o meio ambiente. Este ano, Rotary Internacional adicionou uma nova área de enfoque às que já tinha definidas- O Ambiente. É urgente repensarmos a nossa relação com o planeta, com os seus recursos, para a nossa própria sobrevivência. E, porque não, usar a pandemia para repensar a nossa forma de estar no planeta. Recordo que durante o confinamento os níveis de emissões de CO2 diminuíram drasticamente. No que diz respeito a mudança na nossa forma de agir, dentro do clube e na comunidade, é facto que estamos numa situação bem melhor do que os nossos antepassados, noutros momentos pandémicos. As tecnologias ajudam-nos a manter os contactos, a trabalhar, a mostrar cuidado e preocupação com os demais. Acredito que sairemos desta situação com uma maior consciência de que são os afectos e as relações inter-pessoais que dão sentido à nossa vivência. Por isso o grande lema de Rotary - Dar de si antes de pensar em si - continuará a fazer a nossa roda dentada girar. 2020-11-01

 
Arouca

Terça, 26 de Janeiro de 2021

Actual
Temp: 14º
Vento: SW a 2 km/h
Precip: 3.7 mm
Chuva
Qua
T 16º
V 0 km/h
Qui
T 15º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Os arouquenses estão preocupados com o preço da água, tal como eu estou"

Margarida Belém, presidente da CMA, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 39 visitantes online