ASSOCIATIVISMO
 
AECA aprova em AG plano de actividades e orçamento
 
Sessão decorreu na sede, na Central de Transportes de Arouca
Associação empresarial reuniu na sede em Arouca no final de Junho
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Reuniu a 29 de Junho a Assembleia Geral da AECA, na sua sede em Arouca, para apreciação e deliberação do Relatório de Contas relativo ao exercício de 2019 e apreciação do Plano de Actividades e Orçamento relativo ao ano de 2020.
O presidente da Assembleia Geral, Vitor Carvalho, presidiu e orientou os trabalhos.
Alfredo Martins, vice-presidente da Assembleia Geral e responsável pelas contas da Associação, apresentou o Relatório e Contas de 2019. Carlos Brandão, presidente da Direcção da AECA, resumiu as actividades desenvolvidas pela Associação durante o ano 2019. As contas foram submetidas a votação e aprovadas por unanimidade.
O líder da AECA apresentou depois o plano de actividades para 2020, contemplando as diversas actividades e acções de cooperação empresarial e territorial, dando destaque aos serviços prestados aos associados.
Com um orçamento de 387.355 euros, o referido Plano foi também aprovado por unanimidade.
Uma parte significativa do orçamento vai para o projecto SIAC - Master Export, no âmbito da internacionalização das PME's, direccionado para os sectores da Metalomecânica e do Habitat, criando novos canais de exportação para países com elevado potencial para estas fileiras e geograficamente próximos (Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo, Polónia) e capacitando as empresas para se apresentarem nestes mercados com bens com maior incorporação tecnológica, diferenciados e customizados.
Destaca-se também as áreas da formação e consultoria, com projectos direccionados para as PME's dos sectores do comércio, industria e serviços em parceria com a AEP (Associação Empresarial de Portugal) e para o sector do turismo, em parceria com a CTP (Confederação de Turismo de Portugal), sendo uma ferramenta para potenciar a economia digital e capitalizar - optimização de recursos financeiros.
O presidente da Direção da AECA salientou que durante os tempos de confinamento da pandemia COVID-19 existiram diversas actividades que tiveram que ser recalendarizadas mas que está tudo em aberto para serem ainda executadas respeitando sempre as normas da Direcção Geral de Saúde em vigor. Falou particularmente dos prémios Empreendedorismo e Inovação que possivelmente passarão para o ultimo trimestre do ano, mas que é uma actividade que pela sua géneses e essência deve ser mantida como forma de incentivar cada vez mais as empresas a optarem por inovarem, por empreenderem e por incrementarem o potencial dos seus negócios através da inovação. «A AECA quer mostrar as empresas que dão o exemplo e quer que outras sigam o mesmo caminho no seu dia a dia, porque isso levará a que existam mais empresas de elevado potencial neste território».
Por fim falou da experiência sentida nos tempos difíceis passados pelos associados durante o tempo do confinamento, do acompanhamento estreito que a AECA manteve com os dois municípios, terminando com o compromisso que a AECA vinculou conjuntamente com outras Associações do Conselho Superior Associativo da AEP de promoverem acções de sensibilização que visem as entidades nacionais e europeias a adoptarem medidas para promoverem a reindustrialização da Europa, através de mecanismos de apoio financeiro adequado, contribuindo assim para reduzir a dependência da China, dependência essa que ficou por de mais evidente com esta pandemia (não existiam fabricantes europeus de ventiladores, de máscaras e de muitos outros produtos essenciais para o combate à doença).
Terminando, no que respeita aos municípios de Arouca e Vale de Cambra, Carlos Brandão proferiu que a AECA continuará a conjugar esforços e dará continuidade às actividades conjuntas, promovidas no âmbito das políticas dinâmicas de desenvolvimento da região.
 
Arouca

Domingo, 09 de Agosto de 2020

Actual
Temp: 26º
Vento: WNW a 2 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Seg
T 24º
V 3 km/h
Ter
T 25º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
PUB.
 
A Frase...

"Acredito sinceramente que o PSD pode ganhar as eleições autárquicas do próximo ano"

Rui Vilar, líder do PSD Arouca, na tomada de posse da CP do partido

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 26 visitantes online