SOCIEDADE
 
O amor foi tema de mais uma conferência do Círculo
 
A conversa, moderada por Inês Fialho Brandão, alargou-se também ao público, que acorreu em grande número
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
No passado dia 29 de Fevereiro, um sábado, no âmbito das "Conferências de Arouca", o Círculo Cultura e
Democracia promoveu, no auditório da Loja de Turismo de Arouca, uma conversa entre Fernanda Mendes e Júlio Machado Vaz sob o tema "Como vai o amor?".
As alterações dos modelos tradicionais de relacionamento amoroso, influenciadas pelas alterações culturais e sociais e pelo ritmo acelerado da vida da sociedade actual, foram assuntos abordados pelos dois psiquiatras. A conversa, moderada por Inês Fialho Brandão, alargou-se também ao público, que acorreu em grande número, com participantes a partilhar reflexões pessoais e/ou a colocar questões.
Ao longo da história os modelos de casamento foram-se alterando profundamente, disse Júlio Machado
Vaz, sendo em tempos passados, este muitas vezes visto como um contrato de tipo económico/político, não tendo em consideração os laços afectivos entre os cônjuges.
O amor como um rio, foi a imagem que Fernanda Mendes usou, acrescentando que, em cada margem, cada parceiro faz um esforço de construção comum. Ambos concordaram, no entanto, ser difícil definir o amor, pois podem nele ser incluídas muitas formas e diferentes relacionamentos. Nesse contexto, os relacionamentos virtuais mais recentes podem ser vistos como mais um modelo propiciado pelo incremento da utilização das redes sociais, mais uma oportunidade para encontrar o "amor".
Foi por fim referido que a progressiva alteração dos valores tradicionais do papel da mulher e da concepção de família, a defesa da igualdade de direitos das mulheres, e os passos, embora tímidos, dados na paridade no emprego e nas responsabilidades familiares e domésticas, têm vindo a reforçar também uma progressiva tendência para alteração dos comportamentos e relacionamentos afectivos, particularmente nos mais jovens. 2020-03-17
 
Arouca

Quarta, 25 de Novembro de 2020

Actual
Temp: 11º
Vento: SE a 3 km/h
Precip: 9.6 mm
Chuvas Fortes
Qui
T 11º
V 2 km/h
Sex
T 13º
V 0 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Tudo iremos fazer para aceder às verbas que a UE irá enviar, para minorar os problemas económicos dos nossos associados"

Carlos Brandão, presidente da AECA, durante a tomada de posse para novo mandato

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 37 visitantes online