SOCIEDADE
 
O amor foi tema de mais uma conferência do Círculo
 
A conversa, moderada por Inês Fialho Brandão, alargou-se também ao público, que acorreu em grande número
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
No passado dia 29 de Fevereiro, um sábado, no âmbito das "Conferências de Arouca", o Círculo Cultura e
Democracia promoveu, no auditório da Loja de Turismo de Arouca, uma conversa entre Fernanda Mendes e Júlio Machado Vaz sob o tema "Como vai o amor?".
As alterações dos modelos tradicionais de relacionamento amoroso, influenciadas pelas alterações culturais e sociais e pelo ritmo acelerado da vida da sociedade actual, foram assuntos abordados pelos dois psiquiatras. A conversa, moderada por Inês Fialho Brandão, alargou-se também ao público, que acorreu em grande número, com participantes a partilhar reflexões pessoais e/ou a colocar questões.
Ao longo da história os modelos de casamento foram-se alterando profundamente, disse Júlio Machado
Vaz, sendo em tempos passados, este muitas vezes visto como um contrato de tipo económico/político, não tendo em consideração os laços afectivos entre os cônjuges.
O amor como um rio, foi a imagem que Fernanda Mendes usou, acrescentando que, em cada margem, cada parceiro faz um esforço de construção comum. Ambos concordaram, no entanto, ser difícil definir o amor, pois podem nele ser incluídas muitas formas e diferentes relacionamentos. Nesse contexto, os relacionamentos virtuais mais recentes podem ser vistos como mais um modelo propiciado pelo incremento da utilização das redes sociais, mais uma oportunidade para encontrar o "amor".
Foi por fim referido que a progressiva alteração dos valores tradicionais do papel da mulher e da concepção de família, a defesa da igualdade de direitos das mulheres, e os passos, embora tímidos, dados na paridade no emprego e nas responsabilidades familiares e domésticas, têm vindo a reforçar também uma progressiva tendência para alteração dos comportamentos e relacionamentos afectivos, particularmente nos mais jovens. 2020-03-17
 
Arouca

Domingo, 09 de Agosto de 2020

Actual
Temp: 28º
Vento: W a 3 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Seg
T 24º
V 3 km/h
Ter
T 25º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
PUB.
 
A Frase...

"Acredito sinceramente que o PSD pode ganhar as eleições autárquicas do próximo ano"

Rui Vilar, líder do PSD Arouca, na tomada de posse da CP do partido

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 13 visitantes online