SOCIEDADE
 
Centenas de 'geocachers' vasculharam tesouros de Arouca
 
Grupo de exploradores na Drave
"Viveram quatro dias extraordinários, rodeados das melhores maravilhas naturais e culturais do concelho"
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
"Love.Love.Arouca" foi o nome que o grupo "100espinhos" deu ao mega-evento de geocaching, que se realizou de 15 a 18 de Agosto, atraindo pessoas de todas as idades, de diferentes países europeus, que vieram encontrar caches e conviver, «assim como conhecer os recantos e encantos deste paraíso natural», dá conta um elemento da organização.
As actividades do programa levaram centenas de pessoas a explorar as maravilhas e os tesouros escondidos em Arouca, também nos seus rios e serras. Existiram visitas ao museu de Arte Sacra no Mosteiro, passeios pedestres pela vila e peddy-paper, degustação de iguarias conventuais e dança. Os mais aventureiros visitaram Drave, a Mizarela, os Passadiços do Paiva e outros trilhos no alto das serras, com paisagens incríveis.
O geocaching é um passatempo que decorre em todo o mundo que engloba tecnologia (GPS) com caça ao tesouro e que retira as pessoas do sedentarismo, enquanto se divertem e conhecem novos locais. Os praticantes (geocachers) deslocam-se até locais indicados online por outros participantes e, com a ajuda de coordenadas GPS, buscam pistas ou pequenas caixas (geocaches). As geocaches [uma pequena caixa fechada e à prova de água, que contém um livro de registo e alguns objectos, como canetas, afia-lápis, moedas ou bonecos para troca] geralmente estão escondidas em sítios de interesse histórico, cultural ou natural, tais como paisagens, monumentos, ou mesmo cascatas perdidas. O principal objectivo é dar a conhecer novos locais ou descobrir pequenos tesouros escondidos em espaços que, de tão conhecidos, se tornam quase invisíveis.
Um mega-evento de geocaching acontece quando se reúnem mais de 500 pessoas, com vista a fortalecer a amizade que nasce entre jogadores e para partilha de momentos inesquecíveis, por vezes com "caças ao tesouro" em grupo.
O mega-evento "Love.Love.Arouca" foi possível graças ao apoio de várias instituições locais, especialmente da Câmara Municipal e do Arouca Geopark.
Os mega-eventos nasceram há seis anos na cidade de Espinho. O sucesso foi tão elevado que o grupo de amigos que formam os "100espinhos" nunca mais parou, organizando depois mega-eventos em Aveiro, Braga, Porto e Figueira da Foz, sempre com o forte apoio dos geocachers locais, que formam o grupo de staff. 2019-08-21 RV/100E
 
Arouca

Segunda, 16 de Setembro de 2019

Actual
Temp: 22º
Vento: SE a 2 km/h
Precip: 0 mm
Pouco Nublado
Ter
T 26º
V 2 km/h
Qua
T 26º
V 0 km/h
PUB.
PUB.
 
PUB.
INQUÉRITO
No ano em que a Feira das Colheitas assinala as bodas de diamante (75°), a organização deve reforçar a aposta...
 
 
A Frase...

"Podemos pensar e sonhar que iremos subir de divisão"

Henrique Nunes, treinador do FCA, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 33 visitantes online