SOCIEDADE
 
Centenas de 'geocachers' vasculharam tesouros de Arouca
 
Grupo de exploradores na Drave
"Viveram quatro dias extraordinários, rodeados das melhores maravilhas naturais e culturais do concelho"
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
"Love.Love.Arouca" foi o nome que o grupo "100espinhos" deu ao mega-evento de geocaching, que se realizou de 15 a 18 de Agosto, atraindo pessoas de todas as idades, de diferentes países europeus, que vieram encontrar caches e conviver, «assim como conhecer os recantos e encantos deste paraíso natural», dá conta um elemento da organização.
As actividades do programa levaram centenas de pessoas a explorar as maravilhas e os tesouros escondidos em Arouca, também nos seus rios e serras. Existiram visitas ao museu de Arte Sacra no Mosteiro, passeios pedestres pela vila e peddy-paper, degustação de iguarias conventuais e dança. Os mais aventureiros visitaram Drave, a Mizarela, os Passadiços do Paiva e outros trilhos no alto das serras, com paisagens incríveis.
O geocaching é um passatempo que decorre em todo o mundo que engloba tecnologia (GPS) com caça ao tesouro e que retira as pessoas do sedentarismo, enquanto se divertem e conhecem novos locais. Os praticantes (geocachers) deslocam-se até locais indicados online por outros participantes e, com a ajuda de coordenadas GPS, buscam pistas ou pequenas caixas (geocaches). As geocaches [uma pequena caixa fechada e à prova de água, que contém um livro de registo e alguns objectos, como canetas, afia-lápis, moedas ou bonecos para troca] geralmente estão escondidas em sítios de interesse histórico, cultural ou natural, tais como paisagens, monumentos, ou mesmo cascatas perdidas. O principal objectivo é dar a conhecer novos locais ou descobrir pequenos tesouros escondidos em espaços que, de tão conhecidos, se tornam quase invisíveis.
Um mega-evento de geocaching acontece quando se reúnem mais de 500 pessoas, com vista a fortalecer a amizade que nasce entre jogadores e para partilha de momentos inesquecíveis, por vezes com "caças ao tesouro" em grupo.
O mega-evento "Love.Love.Arouca" foi possível graças ao apoio de várias instituições locais, especialmente da Câmara Municipal e do Arouca Geopark.
Os mega-eventos nasceram há seis anos na cidade de Espinho. O sucesso foi tão elevado que o grupo de amigos que formam os "100espinhos" nunca mais parou, organizando depois mega-eventos em Aveiro, Braga, Porto e Figueira da Foz, sempre com o forte apoio dos geocachers locais, que formam o grupo de staff. 2019-08-21 RV/100E
 
Arouca

Sábado, 18 de Janeiro de 2020

Actual
Temp: 8º
Vento: WNW a 6 km/h
Precip: 0.3 mm
Chuva
Dom
T 12º
V 5 km/h
Seg
T 7º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
PUB.
 
A Frase...

"Sentimos que as pessoas se sentem felizes no CJS Arouca"

Pedro Pinto, presidente do Centro Juvenil, em declarações ao RV, durante a ceia de Natal da associação

PUB.
EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 42 visitantes online