SOCIEDADE
 
Júlio Caseiro soma prémios de arquitectura
 
Júlio Caseiro com os três troféus de arquitectura
Duas das distinções são de âmbito internacional e de projecto em Arouca
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
O arquitecto e docente em Arouca, Júlio Caseiro, vê reconhecida nacional e internacionalmente a sua obra de arquitectura com a atribuição de três prémios.
O mais recente prémio foi o "Best Residential Architecture Practice" (melhor desempenho em arquitectura residencial), atribuído pela "Build Architecture Awards 2019", no Reino Unido.
Também de âmbito internacional foi o prémio "Platinium Muse Design Awards - Architecture - Sustainable Living / Green" (da MUSE design awards 2019, Estados Unidos da América), arrecadado este ano com o projecto de empreendimento turístico "Quintãs Farm House", localizado muito próximo do centro histórico da vila de Arouca. Este mesmo trabalho de arquitectura já tinha sido contemplado em 2018 com o "Prémio Nacional de Reabilitação Urbana", como a "Melhor Solução de Eficiência Energética".
António Júlio Caseiro Moreira reside no lugar de Sá, freguesia de Santa Eulália. Academicamente, concluiu o curso complementar de "Artes do Fogo " (Cerâmica e Metais) da Escola Secundária Soares dos Reis, no Porto, em 1983, a licenciatura em Artes Plásticas - Pintura, pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, em 1989, e Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, em 2000. O último percurso da formação foi o mestrado em Arquitectura, obtido na EUAC, de Coimbra, em 2014.
Num percurso que já conta com diversas obras edificadas, em 2017 concluiria o projecto que lhe deu notoriedade nacional, o "Quintãs Farm Houses", propriedade de Jorge Alexandre Ferreira.
Segundo o autor, "o principal objectivo desta proposta arquitectónica do Quintãs Farm Houses foi o de a integrar no seu meio envolvente, reabilitando-o com uma nova organização espacial e formal, e sem olvidar o recurso construtivo e formal de inequívoca referência à ruralidade do concelho de Arouca". Para isso estudou "a arquitectura vernacular, em particular, o canastro e a eira, que foram os exemplos seleccionados para presidir à elaboração deste projecto arquitectónico".
"Nas Quintãs Farm Houses preferenciou-se a singularidade, a unidade, o equilíbrio e a harmonia de formas, espaços, materiais e cores, sempre sob o domínio da luz natural", afirmou Caseiro ao RODA VIVA, acrescentado que "com naturalidade, foi com agrado e honra que vi esta obra ser premiada". RV 2019-08-04
 
Arouca

Segunda, 16 de Setembro de 2019

Actual
Temp: 23º
Vento: SE a 2 km/h
Precip: 0 mm
Pouco Nublado
Ter
T 25º
V 2 km/h
Qua
T 26º
V 0 km/h
PUB.
PUB.
 
PUB.
INQUÉRITO
No ano em que a Feira das Colheitas assinala as bodas de diamante (75°), a organização deve reforçar a aposta...
 
 
A Frase...

"Podemos pensar e sonhar que iremos subir de divisão"

Henrique Nunes, treinador do FCA, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 31 visitantes online