SOCIEDADE
 
Festival de Folclore de Canelas completou 24ª edição
 
Jovem de 18 anos preside à associação organizadora desde Abril e comandou a montagem do evento
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
A Associação do Rancho Folclórico "As Lavradeiras de Canelas" promoveu, no passado sábado, dia 6 de julho, o seu 24º Festival de Folclore, tendo o evento decorrido na sua sede, no lugar das Eiras, sito no coração da aldeia de Canelas.
O evento contou, à semelhança dos anos anteriores, com três grupos convidados: Grupo Cultural e Recreativo de Santa Luzia de Vilar de Viando (Mondim de Basto); Rancho Folclórico da Nossa Senhora da Abadia (Abade de Neiva, Barcelos) e Rancho Folclórico de Nespereira (Cinfães).
Na abertura, foram oferecidas a todos os ranchos as fitas de participação que são, por tradição, colocadas nos respectivos estandartes. Para oferecer a fita ao grupo de Mondim de Basto foi convidado o presidente da União de Freguesias de Canelas e Espiunca, Joaquim Cunha. O rancho de Barcelos teve a sua fita oferecida pela vereadora da cultura da Câmara Municipal de Arouca, Fernanda Oliveira, e a presidente de assembleia da associação d"As Lavradeiras de Canelas", Cristina Abreu, foi convidada a oferecer a fita ao rancho de Cinfães. No estandarte do rancho da casa, coube a Ernesto Pinto Sobrinho, figura histórica do folclore de Canelas, a colocação da lembrança.
O presidente de junta e a vereadora do município parabenizaram a associação da aldeia de Canelas, pela continuidade que dá ao evento e por manter vivo o folclore, congratulando igualmente os novos órgãos sociais e a nova presidente da direcção.
Cristina Pinho preside a direcção d"As Lavradeiras de Canelas" desde Abril deste ano, tendo-se voluntariado para o cargo "porque mais ninguém o queria assumir". "Custava-me ver esta associação ir abaixo", declarou ao RODA VIVA, minutos depois do encerramento do festival.
A jovem de 18 anos, que esteve pela primeira vez à frente da organização do evento, disse não se arrepender da responsabilidade assumida, pois está no rancho desde pequena e "já tinha noção do trabalho que tudo dava".
"Para primeira edição, eu acho que correu bem, não estava à espera que corresse assim tão bem", reforçou.
A dirigente associativa referiu ainda que todos os grupos ficaram agradados com as instalações do seu rancho (situação verificada nas edições anteriores, com outros grupos). Ao longo das suas actuações, os grupos agradeceram a forma como foram recebidos pelas gentes de Canelas, mostrando-se igualmente agradados com as belezas da freguesia, que muitos ainda não conheciam, tendo ficado a vontade de voltarem.
"O que foi mais difícil foi mesmo assumir a presidência quando já estava muito perto do festival, apesar de já estarem os ranchos contratos", considerou Cristina Pinho, adiantando que "foi uma semana complicada e agora é tempo de acalmar um pouco para depois logo pensar na próxima edição". Uma edição que assinalará as bodas de prata deste festival.
Às pessoas de Canelas, a presidente da direcção deixou o convite para "apreciarem o que a freguesia tem e ver o que nasceu cá".
No último ano, "As Lavradeiras de Canelas" (cerca de 40 elementos) passaram a contar com mais membros, nomeadamente um adulto e uma criança, que se juntaram aos restantes para manterem viva a cultura folclórica, iniciada na sua freguesia nas décadas de 40 e 50 para participar nos concursos da Feira Das Colheitas, a grande festa do concelho de Arouca que surgiu em 1944. Um património cultural que "As Lavradeiras de Canelas" fizeram renascer com a sua fundação, em 1985, e reforçam, há 24 anos, com o festival.
O Rancho Folclórico "As Lavradeiras de Canelas" tem as próximas actuações a 28 de Julho, em Santo Aleixo, Arouca; a 2 de Agosto, nas festas em honra da Nossa Senhora dos Anjos, em Canelas e a 10 de Agosto no festival folclórico de Mondim de Basto, cumprindo a permuta com o Grupo Cultural e Recreativo de Santa Luzia de Vilar de Viando. 2019-07-07 Cátia Cardoso
 
Arouca

Sexta, 23 de Agosto de 2019

Actual
Temp: 23º
Vento: ESE a 3 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Sáb
T 28º
V 3 km/h
Dom
T 25º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
PUB.
INQUÉRITO
Arouca está bem representada nas listas de candidatos às Eleições Legislativas?
 
 
A Frase...

"A prevenção é decisiva no combate aos incêndios"

José Manuel Gonçalves, comandante dos BVA, em entrevista ao RV

PUB.
EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 33 visitantes online