SOCIEDADE
 
“No desporto como na vida” celebra projecto de cidadania europeia
 
Sessão de encerramento do projecto EEPE
Testemunhos em Arouca de confiança no movimento pelos valores desportivos, de capacidade de resiliência, de auto-superação e de sucesso pessoal
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
A celebração dos valores da ética, do desporto, da cidadania e da integração europeia tiveram ontem o epílogo na escola-sede do Agrupamento de Escolas de Arouca. Foram três anos de intensa actividade no âmbito de um projecto de alcance internacional (Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, EEPE), visando a preparação dos jovens para a participação cívica e eleitoral e o apelo à adesão aos bons valores da convivência, do diálogo, da paz, do respeito pelo outro e pela diferença.

Simpósio de Educação Física traz grandes lições de humanidade e superação

A manhã do dia 30 de Maio esteve em pleno na ilustração do lema transversal ao projecto formativo plurianual - "Move-te por Valores" - que envolveu a escola e a comunidade em geral. Um Simpósio de Educação Física, promovido pelos docentes do departamento de Educação Física e Desporto, trouxe à convivência com a comunidade escolar conhecidas individualidades do desporto nacional, que deixaram enormes testemunhos pessoais e colectivos de como a experiência valorativa nos ringues e nos campos de outros desportos pode ser construída tendo em conta os melhores sentidos, muitas vezes na disputa com as adversidades que se atravessam ao caminho. Testemunhos de confiança no movimento pelos valores desportivos, muitos exemplos de capacidade de resiliência, de auto-superação e de sucesso pessoal e profissional cativaram a plateia de jovens estudantes nas palestras interactivas proferidas por Nuno Cruz (campeão nacional de boxe), Jorge Pina (campeão nacional de boxe paraolímpico e fundador da Associação Jorge Pina), Carlos Nascimento (atletismo), João Capela (árbitro de futebol), Rui Machado (Associação de Professores de Educação Física e Desporto) e José Augusto Santos (professor universitário e desportista). O momento foi ainda oportunidade para agraciar a equipa de futebol feminino do agrupamento que venceu a final nacional no recente encontro nacional realizado pela FPF no Estádio do Jamor.

Associação AICIA vai integrar exposição itinerante

O fecho do programa decorreu durante a tarde, na presença da direcção do agrupamento e dos docentes e alunos da escola que integraram a equipa de embaixadores seniores e juniores do Parlamento Europeu (EEPE). Em nome da equipa EEPE, a professora e coordenadora Olga Soares recordou os bons resultados formativos do amplo conjunto de iniciativas levadas a cabo dentro e fora da escola e agradeceu a todos os parceiros envolvidos no projecto encetado desde que a escola aderiu ao projecto que envolveu mais de uma centena de escolas nacionais.
Na passagem de testemunho da exposição de roteiro nacional - "Move-te por Valores, no Desporto como na Vida!" - patrocinada pelo IPDJ/EEPE, Fernando Pinho, professor da escola Eça de Queirós, de Lisboa, enunciou a defesa dos valores éticos, desportivos e da inclusão que enquadram a construção de uma vida pessoal e colectiva mais feliz e harmoniosa. A exposição itinerante, com próxima paragem já agendada para a cidade do Porto, passou a contar com uma nova referência aos valores da inclusão já que a instituição de solidariedade social arouquense AICIA, associação que há mais de trinta anos presta cuidados e apoios a utentes portadores de deficiência, foi a escolhida, por votação local ("os nossos heróis"), para integrar o elenco de testemunhos que evocam a cidadania e a integração, "no desporto como na vida". Acto em que a AICIA, representada por Constança Sousa, foi agraciada pela EEPE na pessoa da subdirectora e professora embaixadora Amélia Rodrigues. 2019-05-31 MM/RV

 
Arouca

Domingo, 09 de Agosto de 2020

Actual
Temp: 26º
Vento: WNW a 2 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Seg
T 24º
V 3 km/h
Ter
T 25º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
PUB.
 
A Frase...

"Acredito sinceramente que o PSD pode ganhar as eleições autárquicas do próximo ano"

Rui Vilar, líder do PSD Arouca, na tomada de posse da CP do partido

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 13 visitantes online