SOCIEDADE
 
Seminarista da freguesia de Chave ordenado diácono
 
Tiago Santos, à esquerda, na celebração de ordenação
O processo de formação sacerdotal de Tiago Santos está perto do capítulo final
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Tiago Santos, seminarista da freguesia de Chave, foi ordenado diácono no último sábado, no Porto. No domingo foi dia de acção de graças na paróquia flaviense
O processo de formação sacerdotal de Tiago Santos está perto do capítulo final e este fim-de-semana foi mais um passo firme. Tiago foi um dos quatro diácono ordenados, no sábado, na Igreja de São Lourenço.
No domingo houve missa de acção de graças na Igreja Matriz de Chave, que esteve repleta, seguida de um concerto, bem como espaço para convívio no final do dia.
Num fim de semana cheio de emoções, Tiago Santos falou a RODA VIVA do que lhe ia na alma. "Tudo o que aconteceu nestes dois dias superou as minhas expectativas porque pretendia que fosse tudo muito simples. Foi uma agradável surpresa, mas sei que isto é uma comunidade que revê num dos seus filhos todo um projecto e toda uma vivência de anos. Muito obrigado por tudo o que fizeram e não só neste momento, que é dos mais pequenos e dos maiores ao mesmo tempo. As pessoas apoiam-me desta forma porque me viram crescer e acompanharam-me. Tentei sempre corresponder a esse apoio. A vivência comunitária torna a voz de Deus mais nítida", partilhou.
O agora diácono Tiago Santos assinala a disponibilidade como atitude fulcral no caminho até ao sacerdócio. "Posso prometer dedicação e trabalho. As qualidades são trabalhadas, mas também é muito graça de Deus. Ser diácono é um grau do sacramento da ordem e, no caso dos presbíteros, é como que uma preparação pré-sacerdotal que tem muito a tónica no serviço às pessoas. Que Deus trabalhe em mim essa disponibilidade para estar ao dispor delas", vincou.
Ordenado no dia da Imaculada Conceição, Tiago deu este passo também numa altura em que o dia litúrgico de Santa Eulália, padroeira de Chave, se aproxima, é já amanhã. "Foi uma feliz coincidência. O ‘Faça-se em mim' foi uma passagem do evangelho que ressoou durante toda a celebração de ordenação e ressoa ainda agora. Só posso fazer alguma coisa com a ajuda de Deus. Se pegarmos no exemplo de Santa Eulália, vemos que ela também foi uma serva, tão precoce, e com tanta coragem e dedicação, e, dessa forma, Maria e Santa Eulália são dois pilares neste meu percurso de uma vida inteira, mas que agora se mostram muito evidentes", registou ainda o seminarista.
Por último, e instado pelo nosso jornal a comentar se desejava alguém seguir-lhe os passos dentro da comunidade, Tiago foi peremptório: "Claro. Esse é um grande desejo, mas Deus sopra onde quer e nós devemos estar disponíveis para o ouvir." 2018-12-11 Ruben Tavares
 
Arouca

Quinta, 17 de Janeiro de 2019

Actual
Temp: 6º
Vento: NNW a 3 km/h
Precip: 0 mm
Pouco Nublado
Sex
T 8º
V 0 km/h
Sáb
T 11º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Concorda com abstenção da Oposição (PSD e CDS-PP) na votação das GOP e Orçamento para 2019?
 
 
A Frase...

"É preciso cuidar e valorizar os nossos idosos"

Isabel Paiva, presidente da JF Rossas, em declarações ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 49 visitantes online