SOCIEDADE
 
Projecto científico de Arouca vence prémio nacional
 
Professoras e alunas na FCT Nova
Alunas de biologia desenvolveram estudo no laboratório da Escola Secundária | NOTÍCIA COM MAIS DE 2500 VISUALIZAÇÕES
 
   Mais fotos
As alunas do 12º ano da Escola Secundária de Arouca (ESA), Ana Duarte e Marlene Costa (da freguesia de Moldes) e Liliana Ferreira (da freguesia de Arouca), foram as vencedoras da segunda edição do concurso de Ciência e Tecnologia FCT NOVA Challenge, promovido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Bioensaios com ouriços-do-mar

Com recurso a bioensaios de toxicidade desenvolvidos nos gâmetas e nos zigotos de ouriços-do-mar da espécie Paracentrotus lividus, a equipa de investigação desenvolveu, na Oficina da Ciência da escola, o projecto "Oureka!", com o qual "pretendeu testar e desenvolver um modelo de estudo que permite detectar concentrações muito baixas de poluentes disruptores endócrinos, um grupo de substâncias químicas presentes no meio ambiente que podem interferir no sistema endócrino de seres humanos e de outros animais e, com isso, afectar a saúde, o crescimento e a reprodução."

Visita ao Centro da NASA

O estudo destas substâncias tem suscitado grande interesse na comunidade científica, tendo o júri atribuído o galardão máximo às estudantes arouquenses, que foram contempladas com o prémio monetário de 5000 euros e uma viagem aos Estados Unidos da América (EUA), com visita ao Centro da NASA, em Washington, agendada para o próximo mês de Julho. O concurso FCT NOVA Challenge conta com o apoio da Embaixada dos EUA e tem como objectivo "promover nos jovens estudantes do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias do Ensino Secundário o interesse pelo conhecimento científico, proporcionar a interação entre os jovens e investigadores, bem como estimular o aparecimento de talentos na área das Ciências, Tecnologias e Engenharia." Ao concurso candidataram-se escolas de todo o país, quer do ensino público quer do ensino privado. A ES Arouca já obtivera o 2º prémio na primeira edição FCT NOVA.

«Acreditamos que o nosso projecto é útil»

A sessão de entrega de prémios [foto] realizou-se no dia 6 de Junho, com a presença das professoras Joana Raposo (coordenadora do projecto) e Marília Garcia (coordenadora da Oficina da Ciência). "São alunas muito dedicadas e este prémio é uma recompensa pelo seu muito interesse e trabalho sério que desenvolvem desde o 8º ano na Oficina da Ciência da nossa escola. As alunas desenvolveram nos laboratórios da escola um projecto que foi muito bem conseguido, num certame que é muito exigente. Foi uma alegria muito grande, para elas e para nós", referiu a docente de Biologia, Joana Raposo. Períodos de férias e muitos tempos extraescolares foram bem aproveitados pelas estudantes arouquenses, todas aspirantes a cursos superiores nas áreas da saúde. "Acreditamos que o nosso projecto é útil. Esta bagagem que adquirimos na escola e na participação nestes projectos de investigação são uma clara mais-valia para o nosso futuro", reconhecem as alunas, que desde muito cedo se familiarizaram com os laboratórios da escola.

Alunos do 9º ano recebem Menção Honrosa

No contexto das actividades de dinamização científica na mesma escola arouquense, os alunos do 9º ano de escolaridade, João Gabriel Barbosa, Cláudia Correia e João Garcia (projecto "Easy"), foram contemplados com uma Menção Honrosa no 25º Concurso Nacional de Jovens Cientistas e Investigadores, desenvolvido em Portugal pela Fundação da Juventude. 2017-06-10 MMS

(mais desenvolvimentos na próxima edição impressa do RODA VIVA jornal)



Comentários
 
 
Arouca

Terça, 27 de Junho de 2017

Actual
Temp: 15º
Vento: WSW a 2 km/h
Precip: 0.7 mm
Chuva
Qua
T 19º
V 6 km/h
Qui
T 16º
V 8 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Além dos candidatos (PS, PSD-CDS e CDU) às eleições autárquicas já apresentados, acredita que ainda podem surgir outros?
 
 
A Frase...

"O meu partido é e será sempre Arouca"

Fernando Mendes, durante a cerimónia de formalização da coligação entre o PSD e o CDS-PP

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 37 visitantes online