ECONOMIA
 
Multinacional francesa fez compra e vai crescer em Arouca
 
Empresa de plásticos Arouplás adquirida pela Mecaplast | NOTÍCIA COM MAIS DE 10000 VISUALIZAÇÕES
 
   Mais fotos
Depois de um período de quase um ano de negociações, a multinacional francesa Mecaplast adquiriu a empresa arouquense Arouplás, sedeada na Zona Industrial das Lameiradas (Mansores).
A empresa de plásticos de David Silva fez parte de uma lista de vinte empresas que aquele gigante europeu do sector dos plásticos seleccionou em Portugal para eventual aquisição, de acordo com exigentes critérios. A escolha final acabou por recair na Arouplás, num negócio fechado no dia 5 de Dezembro de 2016. «Com esta operação, a Mecaplast beneficia de uma nova capacidade de produção numa região estratégica, o que permitirá distribuir, o cluster Vigo-Mangualde, do seu cliente PSA (Citroen/Peugeot). Através desta nova fábrica, a Mecaplast continua a equilibrar a sua marca, bem como a sua carteira de clientes e produtos», pode ler-se em comunicado da empresa gaulesa.
«A primeira produção de peças automóveis, desenvolvida pela Mecaplast, está prevista para 2019. A fábrica será então equipada com cerca de dez máquinas de injecção. Nesse sentido, já foram realizados trabalhos de campo para futuros projectos de expansão que irá aumentar o edifício existente, de cerca de 2200 metros quadrados. A abertura de uma‘oficina de ferramentas' também está em estudo", lê-se no mesmo texto da corporação francesa.

A história da Arouplás

A Arouplás - Plásticos Técnicos, Lda, foi fundada em 1993 e a sua primeira sede foi no lugar de Vale, na freguesia de Rossas.
A empresa iniciou a sua actividade com apenas uma máquina e um colaborador, a produzir componentes plásticos para embalagens metálicas usadas para tintas, diluentes e outros.
O crescimento anual da actividade que conseguiu alcançar, bem como a estratégia de diversificação, conduziram a uma dinâmica contínua e sustentada de investimento no aumento da capacidade produtiva.
Em 1994, foi adquirida uma nova máquina, em 1996 outra, em 1997 outra, e assim sucessivamente, possuindo actualmente um conjunto de equipamentos de injecção que contempla catorze máquinas com força de fecho entre as trinta e cinco e as quatrocentas e cinquenta toneladas, incluindo máquinas de máquinas de injecção vertical, assim como diversos robots.
Em 1998, a empresa muda-se para as novas instalações, na Zona Industrial das Lameiradas (Mansores). No ano de 1999, a Arouplás iniciou a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade, tendo obtido a sua certificação em 2000. Foi durante sete anos consecutivos PME Excelência e nove anos, também sucessivos, PME Líder. Neste momento, laboram na unidade industrial 120 colaboradores.

O fundador, António David Silva

Natural de Oliveira de Azeméis, é já um arouquense de coração. Casado com a rossense Jacinta Santos,
pai de três filhos (dois trabalham na empresa) e avô de seis netos. Desde 1993 que é a face visível da Arouplás, uma empresa de referência no sector dos plásticos.
Para além da vertente económica, António David Silva dá particular ênfase à vertente social da sua empresa. Procura fazer uma gestão criteriosa dos seus recursos humanos. A sua porta está sempre aberta ao recrutamento, frequentemente a licenciados que, não encontrando outra oportunidade, pretendem trabalhar no processo produtivo da empresa. Costuma afirmar que não paga o salário mínimo a ninguém, oferece sempre um aumento de salário de 3% no início de cada ano e procura oferecer as condições de trabalho ideais a quem contrata, acolhendo os funcionários como se de uma família se tratasse. Aposta na polivalência, dando-lhes a conhecer todo o processo produtivo, evitando a especialização excessiva.
António David Silva é também um exemplo de responsabilidade social, não só pela relação laboral que oferece aos seus trabalhadores, mas também pelo apoio que presta a escolas, associações e IPSS. É também conhecido pela sua profunda dedicação ao movimento rotário, onde está constantemente atento às carências dos mais necessitados.
«Procurei sempre na Arouplás respeitar os colaboradores,clientes e fornecedores», afirmou o empresário ao RODA VIVA. Questionado sobre o que representa para si a empresa, a resposta foi lapidar
«uma vida, uma paixão». Quanto ao interesse na aquisição da sua empresa por parte da multinacional francesa, David Silva afirmou ter «ficado surpreendido e muito orgulhoso pela escolha da Arouplás por uma empresa multinacional com a envergadura da Mecaplast Group». Lembrou ainda que «estão previstos investimentos de milhões de euros e o aumento do número de postos de trabalho na fábrica». RV 2017-03-27



Comentários
 
 
Arouca

Terça, 27 de Junho de 2017

Actual
Temp: 15º
Vento: WSW a 2 km/h
Precip: 0.7 mm
Chuva
Qua
T 19º
V 6 km/h
Qui
T 16º
V 8 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Além dos candidatos (PS, PSD-CDS e CDU) às eleições autárquicas já apresentados, acredita que ainda podem surgir outros?
 
 
A Frase...

"O meu partido é e será sempre Arouca"

Fernando Mendes, durante a cerimónia de formalização da coligação entre o PSD e o CDS-PP

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 32 visitantes online