SOCIEDADE
 
Nasceu uma nova associação cívica em Arouca
 
Sobrinho Simões é um dos fundadores
‘Círculo Mais Democracia’ deu frutos | NOTÍCIA COM MAIS DE 900 VISUALIZAÇÕES
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Por escritura pública realizada no dia 11 de Janeiro, no auditório da Biblioteca Municipal de Arouca, foi
constituída uma nova associação no concelho de Arouca.
A recém-criada agremiação, denominada "CMD - Associação Círculo Cultura e Democracia", contou com a presença de três dezenas de sócios-fundadores. Entre eles, contavam-se várias figuras conhecidas, nomeadamente, Sobrinho Simões, Manuel Brandão Alves, Carlos Esteves, Afonso Veiga.
António Vilar, Gomes Ferreira e Deolinda Costa. A associação agora formada irá dar continuidade ao trabalho que foi desenvolvido pelo "Círculo Mais Democracia" ao longo do último ano, nomeadamente com a realização de diversas conferências temáticas.
António Costa é um dos principais impulsionadores, juntamente com Manuel Brandão Alves, do Círculo Mais Democracia (CMD), na organização em Arouca de um conjunto diversificado de palestras, que contaram com a participação de ilustres oradores - Sampaio da Nóvoa, Joaquim Azevedo ou Carvalho da Silva deram o seu tributo em Arouca.
Em conversa com o RODA VIVA, o arouquense António Costa, com raizes familiares em Moldes, adiantou as razões e os principais objectivos que levaram à formalização do CMD enquanto associação com personalidade jurídica.

A constituição da CMD como associação foi o passo inevitável, depois do ciclo de conferências? A
constituição da associação é um imperativo legal. Temos um ano de funcionamento como "Círculo Mais Democracia", um movimento de certa forma inorgânico que já tem trabalho feito, um trabalho válido, mas não tínhamos existência legal, não podíamos, por exemplo, donativos, contribuições, quotas... Tivemos, por isso, necessidade de constituir uma associação com personalidade jurídica, o que aconteceu hoje (dia 11 de Janeiro) na Biblioteca Municipal de Arouca.

A designação encontrada vem na linha do grupo anterior. Vai ter o nome de "CMD - Associação Círculo Cultura e Democracia" e trinta sócios fundadores, mas esperamos crescer e ter muitos mais. O número de aderentes no CMD já ia em centena e meia, por isso, a nossa expectativa é que o número de sócios aumente nos próximos tempos. Vamos fazer uma campanha de angariação de sócios para termos um número razoável de associados.

A que se vai dedicar a nova colectividade? Ainda não temos programa de actividades para este ano, porque isso irá ser trabalho da nova direcção que brevemente vai ser constituída. A associação vai ter uma direcção, um conselho fiscal e uma assembleia geral. O programa irá ser feito na sequência do trabalho que o CMD tem vindo a realizar.

Quando é que os órgãos sociais vão ser formados? Penso que dentro de um mês já teremos os primeiros órgãos directivos constituídos.

Que balanço faz do primeiro ano de actividades do CMD? O balanço pode ser feito pela participação das pessoas que se envolveram, tanto nas conferências como, na parte final do ano, nomeadamente nas "Jornadas da Ciência de Arouca", que foram um êxito. Penso que poderemos dizer que temos saldo positivo, conseguido por pessoas que se juntaram e disponibilizaram para fazer um trabalho e agora
vamos continuar de maneira mais organizada e mais contínua.

Acredita numa vida longa para a nova associação? Espero que sim! A ideia é termos uma associação que possa abranger todo o concelho, e possa desenvolver actividades e ir colaborando com todas as associações de Arouca. JCS

 
Arouca

Segunda, 08 de Agosto de 2022

Serviço temporariamente indisponível!

PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"O grande objectivo desta fusão (Arouca e Vale Cambra) é ganhar escala e crescer, pois o mercado assim o exige"

Manuel Duarte, presidente da administração da nova Caixa Agrícola Terras de Santa Maria, em declarações ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 60 visitantes online