SOCIEDADE
 
V Jornadas: Ciência e Ética uniram estudantes e investigadores
 
Abertura de Sobrinho Simões
Evento em Arouca mobilizou parcerias entre a comunidade científica e a comunidade escolar, aberto à participação do público
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Ciência e Ética dominaram as Jornadas de Ciência de Arouca, que decorreram esta sexta-feira, em escolas arouquenses e na Loja Interactiva de Turismo. Edição 2019, mais curta, mas que que vem na continuidade das edições anteriores, realizadas com sucesso na construção de conhecimento e na partilha de experiências entre cientistas e investigadores das universidades portuguesas e alunos das escolas do concelho de Arouca. O evento que mobiliza parcerias entre a comunidade científica e a comunidade escolar é aberto à participação do público e é uma iniciativa dos Agrupamentos de Escolas de Arouca e de Escariz, do Círculo Cultura e Democracia e da Câmara Municipal de Arouca, que entre outros dirigentes e docentes, estiveram representados pelos respectivos directores e presidentes, Agostinho Guedes, Vitor Venceslau, Adriano Brito Lhamas e Margarida Belém, autarca que esteve acompanhada pelos vereadores Fernanda Oliveira (educação e cultura) e António Tavares (ambiente). Nas escolas, durante a manhã, decorreram workshops que proporcionaram o contacto entre alunos de diferentes áreas de formação científica, tecnológica e humanística, focadas nos temas da Robótica, da Inteligência Artificial e das Energias Renováveis, na Secundária de Arouca, e de Ética e Direitos Humanos na Escola Básica e Secundária de Escariz.

Humanos e robôs

A parte da tarde congregou dois painéis de apresentações e discussão, que foram moderados por Manuel Sobrinho Simões, médico e professor emérito da Universidade do Porto e Jorge Gonçalves, professor catedrático da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Em destaque começaram por estar as investigações e a avaliação do impacte da Robótica e da Inteligência Artificial no presente e no futuro das sociedades, numa comunicação desenvolvida pelo docente de Engenharia Informática e investigador da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Henrique Lopes Cardoso. Na companhia do docente estiveram as apresentações de trabalhos e máquinas desenvolvidos por alunos do curso profissional de Electrónica e Telecomunicações do AE Arouca e das pertinentes questões éticas trazidas à discussão por alunas do AE Escariz sobre os desafios desencadeados pela generalização das máquinas inteligentes entre os humanos. Ou como fazer ciência com consciência.

«A energia é uma questão de sobrevivência»

O tema e a problemática das energias finalizaram as V Jornadas de Ciência de Arouca. O tempo e a voz voltaram a ser dados aos alunos, principais destinatários do encontro científico. Alunos do AE Arouca descreveram os trabalhos de projecto que estão a desenvolver nas áreas das energias renováveis e do ambiente; alunos do AE Escariz complementaram a abordagem chamando mais uma vez a atenção para os desafios éticos decorrentes do progresso científico e tecnológico, um problema de todos e de cada um, numa altura em que a humanidade se depara com graves problemas ambientais e de consumo crescente de recursos energéticos tradicionais e perspectiva novas soluções energéticas renováveis, assunto que foi tratado por Manuel António Matos, docente catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. "A energia não é hoje uma questão ética, no sentido de fazermos uma escolha entre o que é bem e o que é mal; a energia é hoje uma questão de sobrevivência", vincou o investigador em sistemas sustentáveis de energia no Laboratório INESCTEC. 2019-12-13 Manuel Sousa/RV
 
Arouca

Sábado, 01 de Abril de 2023

Serviço temporariamente indisponível!

PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"A associação de direito privado AGA recebe mais apoio da Câmara que as restantes 69 associações concelhias todas juntas"

Óscar Brandão (PSD), na última AM

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 74 visitantes online