SOCIEDADE
 
Conto filosófico premiou crianças do 1º ciclo de Arouca
 
Entrega de prémio no auditório da ESA
Concurso promovido pela Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática que envolveu centenas de crianças e jovens de todo o país
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
«Era uma vez dois meninos muito amigos, de 7 anos, feitos há pouco mais de uma semana, que viviam numa pequena vila do Norte de Portugal. Chamavam-se Mafalda Sabichona e Xavier Perguntão. Eram meninos muito interessados em conhecer novos lugares e descobrir caminhos diferentes daqueles em que viviam todos os dias. Num belo dia de outono, subiram à serra e foram visitar um parque que ficava na pequena localidade de Cabreiros e, quando chegaram, viram muitas casinhas feitas de pedras cinzentas com telhados pretos e, também, muitas vacas a pastar.»
Assim começa o conto "Uma Serra de Porquês", da autoria dos alunos do 1º ano da Escola Básica nº 1 de Arouca (1ºB-ARC), um dos dois vencedores [com a EB-3º ano Vila Boim-Elvas] da II Edição do Prémio Nacional do Conto Filosófico para Crianças, concurso de âmbito escolar promovido pela Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática (APEFP) que envolveu centenas de crianças e jovens de todo o país. A cerimónia de entrega do prémio decorreu no dia 20 de Junho, no auditório da Escola Secundária de Arouca, escola-sede do Agrupamento que pela segunda vez [2016 e 2018] foi galardoado pela APEFP.

"Uma Serra de Porquês" ou a essência do filosofar

Filosofia para Crianças é uma nova área curricular já implementada no projecto educativo de muitas escolas, com forte incidência no 1º ciclo do ensino básico, indispensável ao desenvolvimento do pensamento crítico, criativo, emocional e social das crianças. "Uma Serra de Porquês" - conto que ilustra a essência do filosofar, o questionar e o diálogo permanentes para a compreensão do mundo e do seu sentido - resulta do projecto pedagógico desenvolvido ao longo do ano lectivo pelos alunos, sob a orientação de Rosa Sousa, docente da disciplina de Filosofia do ensino secundário e de Filosofia para Crianças no AE Arouca, instituição que há dois anos iniciou esta oferta curricular em algumas turmas do 1º ciclo.
No auditório, repleto de pais e alunos do 1º ano participantes no projecto, a sessão foi acompanhada pela directora do Agrupamento, Adília Cruz, pela presidente da Câmara Municipal, Margarida Belém, pela vereadora da Educação e Cultura, Maria Fernanda Oliveira, e pelo presidente da Direcção Nacional da APEFP, Eugénio Oliveira, que deixaram palavras elogiosas aos jovens filósofos, aos docentes e ao trabalho desenvolvido. Rosa Sousa deixou ainda a descrição da experiência filosófica desenvolvida com a turma, alunos da professora Dorinda Sousa.

APEFP promove a Filosofia e a formação

"O objectivo da associação é promover a Filosofia e a Ética na escola, desenvolver o pensar, criar projectos que envolvam os alunos, os professores, os pais e a autarquia, fazer com que a Filosofia ganhe outra dimensão e se aproxime mais da sociedade. Estamos mais uma vez em Arouca para atribuir o prémio de um dos nossos grandes projectos nacionais, que é o do conto filosófico", explicou ao RODA VIVA o presidente e também formador da APEFP, Eugénio Oliveira. "Já entregamos, aqui na escola, ao aluno Luís Martins, o Prémio Nacional de Ensaio Filosófico, que já vai na quinta edição e tem sido um sucesso enorme. O prémio do conto filosófico para crianças está na segunda edição e vai pelo mesmo caminho. Esta é também uma forma de envolver as crianças em projectos escolares e de trazer os pais à escola. Elas começam a sentir que são reconhecidas pelo trabalho que fazem e, certamente, sentir-se-ão mais motivadas", acrescentou o presidente da associação, que promove ainda acções de formação para docentes nas diversas áreas filosóficas.
Apadrinhada pelo representante da APEFP, a cerimónia pedagógica terminou com a entrega de diplomas e de exemplares do livro de contos filosóficos (que inclui os textos vencedores) aos entusiasmados alunos do 1º ano da Escola Básica nº 1 de Arouca. "Um livro que vocês nunca vão esquecer", salientou Eugénio Oliveira. 2018-06-24 Manuel Sousa

 
Arouca

Quarta, 19 de Setembro de 2018

Actual
Temp: 20º
Vento: N a 2 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Qui
T 25º
V 3 km/h
Sex
T 24º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Com a proposta do governo de reverter as agregações das freguesias, as uniões feitas no concelho de Arouca devem...
 
 
A Frase...

"Pretendemos manter as dinâmicas de trabalho, participar em projectos e proporcionar aos alunos um ensino de qualidade"

Adília Cruz, directora do AE Arouca, em declarações ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 48 visitantes online