SOCIEDADE
 
Conto filosófico premiou crianças do 1º ciclo de Arouca
 
Entrega de prémio no auditório da ESA
Concurso promovido pela Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática que envolveu centenas de crianças e jovens de todo o país
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
«Era uma vez dois meninos muito amigos, de 7 anos, feitos há pouco mais de uma semana, que viviam numa pequena vila do Norte de Portugal. Chamavam-se Mafalda Sabichona e Xavier Perguntão. Eram meninos muito interessados em conhecer novos lugares e descobrir caminhos diferentes daqueles em que viviam todos os dias. Num belo dia de outono, subiram à serra e foram visitar um parque que ficava na pequena localidade de Cabreiros e, quando chegaram, viram muitas casinhas feitas de pedras cinzentas com telhados pretos e, também, muitas vacas a pastar.»
Assim começa o conto "Uma Serra de Porquês", da autoria dos alunos do 1º ano da Escola Básica nº 1 de Arouca (1ºB-ARC), um dos dois vencedores [com a EB-3º ano Vila Boim-Elvas] da II Edição do Prémio Nacional do Conto Filosófico para Crianças, concurso de âmbito escolar promovido pela Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática (APEFP) que envolveu centenas de crianças e jovens de todo o país. A cerimónia de entrega do prémio decorreu no dia 20 de Junho, no auditório da Escola Secundária de Arouca, escola-sede do Agrupamento que pela segunda vez [2016 e 2018] foi galardoado pela APEFP.

"Uma Serra de Porquês" ou a essência do filosofar

Filosofia para Crianças é uma nova área curricular já implementada no projecto educativo de muitas escolas, com forte incidência no 1º ciclo do ensino básico, indispensável ao desenvolvimento do pensamento crítico, criativo, emocional e social das crianças. "Uma Serra de Porquês" - conto que ilustra a essência do filosofar, o questionar e o diálogo permanentes para a compreensão do mundo e do seu sentido - resulta do projecto pedagógico desenvolvido ao longo do ano lectivo pelos alunos, sob a orientação de Rosa Sousa, docente da disciplina de Filosofia do ensino secundário e de Filosofia para Crianças no AE Arouca, instituição que há dois anos iniciou esta oferta curricular em algumas turmas do 1º ciclo.
No auditório, repleto de pais e alunos do 1º ano participantes no projecto, a sessão foi acompanhada pela directora do Agrupamento, Adília Cruz, pela presidente da Câmara Municipal, Margarida Belém, pela vereadora da Educação e Cultura, Maria Fernanda Oliveira, e pelo presidente da Direcção Nacional da APEFP, Eugénio Oliveira, que deixaram palavras elogiosas aos jovens filósofos, aos docentes e ao trabalho desenvolvido. Rosa Sousa deixou ainda a descrição da experiência filosófica desenvolvida com a turma, alunos da professora Dorinda Sousa.

APEFP promove a Filosofia e a formação

"O objectivo da associação é promover a Filosofia e a Ética na escola, desenvolver o pensar, criar projectos que envolvam os alunos, os professores, os pais e a autarquia, fazer com que a Filosofia ganhe outra dimensão e se aproxime mais da sociedade. Estamos mais uma vez em Arouca para atribuir o prémio de um dos nossos grandes projectos nacionais, que é o do conto filosófico", explicou ao RODA VIVA o presidente e também formador da APEFP, Eugénio Oliveira. "Já entregamos, aqui na escola, ao aluno Luís Martins, o Prémio Nacional de Ensaio Filosófico, que já vai na quinta edição e tem sido um sucesso enorme. O prémio do conto filosófico para crianças está na segunda edição e vai pelo mesmo caminho. Esta é também uma forma de envolver as crianças em projectos escolares e de trazer os pais à escola. Elas começam a sentir que são reconhecidas pelo trabalho que fazem e, certamente, sentir-se-ão mais motivadas", acrescentou o presidente da associação, que promove ainda acções de formação para docentes nas diversas áreas filosóficas.
Apadrinhada pelo representante da APEFP, a cerimónia pedagógica terminou com a entrega de diplomas e de exemplares do livro de contos filosóficos (que inclui os textos vencedores) aos entusiasmados alunos do 1º ano da Escola Básica nº 1 de Arouca. "Um livro que vocês nunca vão esquecer", salientou Eugénio Oliveira. 2018-06-24 Manuel Sousa

 
Arouca

Segunda, 19 de Novembro de 2018

Actual
Temp: 11º
Vento: SE a 3 km/h
Precip: 0 mm
Muito Nublado
Ter
T 11º
V 6 km/h
Qua
T 9º
V 6 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Que área gostaria de ver reforçada nas GOP e Orçamento da CMA para 2019?
 
 
A Frase...

"Não discrimino nenhuma das antigas freguesias"

Ângelo Miranda, presidente da União de Freguesias de Arouca-Burgo", eleito pela coligação PSD/CDS, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 30 visitantes online