SOCIEDADE
|
|
|
Cientistas arouquenses saem da escola para o mundo
|
|
|
Manuel Sobrinho Simões e Raquel Seruca
|
As II Jornadas de Ciência de Arouca, subordinadas ao tema "Ciência, Ambiente e Sustentabilidade" decorreram durante dois dias | NOTÍCIA COM MAIS DE 3000 VISUALIZAÇÕES
|
|
Mais fotos
Numa organização conjunta do Agrupamento de Escolas de Arouca, da Associação Círculo Cultura e Democracia e da Câmara Municipal de Arouca, com o apoio do Arouca Geopark, do I3S do Porto (Instituto de Investigação e Inovação em Saúde), do CBE (Centre of Biological Engineering), da Ciência Viva e do CFAE AVCOA (Centro de Formação de Associação de Escolas de Arouca, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis), realizaram-se, nos dias 16 e 17 de Dezembro de 2016, na Loja Interactiva de Turismo, as II Jornadas de Ciência de Arouca, subordinadas ao tema "Ciência, Ambiente e Sustentabilidade". A organização e toda a logística do evento teve a colaboração dos alunos dos Cursos Profissionais de Restauração, Turismo e Multimédia ministrados na Escola Secundária de Arouca. A sessão de abertura foi conduzida por Adília Cruz (directora do AE Arouca), Margarida Belém (vice-presidente da Câmara Municipal de Arouca), António Costa (Círculo Cultura e Democracia) e José Rosa (AVCOA), que destacaram a enorme relevância da iniciativa, realizada pela segunda vez em Arouca, que congrega cientistas arouquenses de diversas áreas de investigação, apostados numa partilha de conhecimentos e de experiências que contribuem para o desenvolvimento sustentável das sociedades humanas e do próprio território.
Investigadores arouquenses pelo mundo O primeiro dia de comunicações foi dedicado às apresentações de projectos promovidos por investigadores arouquenses que frequentaram a Escola Secundária de Arouca e hoje ocupam lugares de relevo no âmbito da investigação científica em instituições nacionais e internacionais. Sob a moderação de Manuel Sobrinho Simões e Raquel Seruca (IPATIMUP), os primeiros painéis centraram-se nos domínios da Biologia e constaram das divulgações da área de actividade-investigação de Fátima Brandão (Nanotoxicologia e Toxicologia Ambiental - Departamento de Saúde Ambiental do Instituto Nacional Doutor Ricardo Jorge), Rita Fontes Oliveira (Longevidade e Gestão - Centro de Inovação Médica Unidade de Saúde Familiar São João do Porto; F. Medicina U. Porto), Filipe Cerca (Fisiopatologia de biofilmes, Microbiologia e Imunologia - Laboratório de Imunologia Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar), Sandra Martins Magalhães (Epidemiologia de bactérias multirresistentes - Instituto de Biomedicina da Universidade de Aveiro), Inês Gomes Soares (Desenvolvimento de modelos matemáticos aplicados em tratamentos por radioterapia-oncologia - INESC de Coimbra), Sandra Pinho (Células estaminais - Albert Einstein College of Medicine, Nova Iorque), Ana Marta Pereira (Biologia da Reprodução em Plantas - F. Ciências U. do Porto) e Andreia Dias (Biodiversidade, gestão e Conservação da Natureza - U. de Barcelona, Centro de Investigação em Biodiversidade da U. Porto). A segunda parte foi preenchida com os contributos dos investigadores das áreas da Física, Engenharia, Electrónica e Computadores. Moderados por Raquel Seruca e João Sanches (ISR), os painéis concentraram as apresentações de Carlos Azevedo (Física de Altas Energias e Medicina Nuclear - Departamento de Física da U. Aveiro), Gonçalo Oliveira (Ciência dos Materiais - IIFIM U. Porto), Jorge Gonçalves (Engenharia Civil e Hidráulica - Águas do Norte), Tiago Martins (Engenharia Electrotécnica e de Computadores - Centro ALGORITMI - U. do Minho) e Filipe Costa (Física -Teoria da Relatividade Geral - Centro ALGORITMI -Instituto Superior Técnico- Centro de Análise Matemática, geometria e Sistemas).
Ministro da Ciência presente As II Jornadas de Ciência de Arouca tiveram a presença de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que encerrou o primeiro dia de comunicações. Acompanha pelo presidente da Câmara Municipal Artur Neves, o ministro dissertou sobre o papel decisivo do Conhecimento na construção do futuro e a articulação entre Ciência, Ambiente e Sustentabilidade.
Jantar-convívio O primeiro dia de trabalhos encerrou com um jantar-convívio que reuniu todos os participantes nas II Jornadas de Ciência de Arouca, entidades e instituições parceiras (entre os quais Carlos Brandão, em representação da AECA) e ainda do empresário Ilídio Pinho - Fundação Ilídio Pinho, promotora do concurso Nacional "Ciência na Escola".
Artes, Ciência e Comunicação O segundo dia das jornadas abriu com a comunicação da artista plástica e investigadora Maria Manuela Lopes (Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura - U. Aveiro e Porto), que trouxe ao auditório uma viagem ao contexto artístico na era da biotecnologia, sessão que foi moderada por Júlio Borlido Santos (Instituto de Investigação e Inovação em Saúde).
"Oficina da Ciência" em destaque Da presidente da Ciência Viva, Rosália Vargas, veio o historial de 20 anos e a actividade dinamizadora da ciência na escola no âmbito do projecto "Ciência Viva", conferencista que colocou em destaque os trabalhos desenvolvidos na escola arouquense (muitos dos quais galardoados nacional e internacionalmente), nomeadamente na "Oficina da Ciência", viveiro de jovens cientistas arouquenses já confirmados - que prosseguiram com êxito o ramo da investigação e do doutoramento - e de muitos outros que actualmente frequentam os laboratórios da escola. Foi ainda realçada a contribuição dos professores e em particular do professor de Biologia, Filipe Ressurreição, coordenador da referida oficina escolar.
Futuros cientistas em acção Coube aos arouquenses Jorge Gonçalves (P. Catedrático da Universidade do Porto) e a Nuno Cerca (investigador na Universidade do Minho) moderar um dos momentos altos das jornadas de ciência - as apresentações dos projectos (disciplinares e multidisciplinares) desenvolvidos ou em desenvolvimento na escola por actuais alunos dos ensinos básico (1º, 2º e 3º ciclo) e secundário.
Visita ao Geopark Do encontro de cientistas com a comunidade constou ainda uma visita guiada ao Arouca Geopark, programa que encerrou as II jornadas de Ciência em Arouca. 2016-12-18 MMS (texto e fotos)
(mais desenvolvimentos na próxima edição impressa do RODA VIVA jornal)
|
|
|