MAFALDA FERNANDES
 
As raízes de Pessoa
 
OPINIÃO | Um dos maiores poetas portugueses possui ligação familiar a gente de Fermedo e de Arouca | TEXTO COM MAIS DE 300 VISUALIZAÇÕES
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
"As raizes de Fernando Pessoa em Terras de Santa Maria" é o título de uma bela obra de investigação da autoria da Dr.ª Lucília Lencart, professora da área de História, lançada em 13 de Junho de 1988, exactamente no 100º aniversário do nascimento do grande poeta. Esta obra foi levada a efeito com o patrocínio da Câmara Municipal de Arouca de que era presidente, na altura, o Sr. Professor Zeferino Duarte Brandão.
O poeta costumava referir-se, ironicamente, à "genealogia do meu terceiro avô, algures no Norte, com ligações à família de Lázaro Camisão, Senhor da Quinta do Castelo, em Fermedo". Daí que, já nos anos 50, os intelectuais mais conhecidos de Fermedo e mais versados em Literatura, como eram o Prof. Álvaro Fernandes e o Dr. Alexandrino Martins de Paiva e Sousa, médico de Romariz, e o Prof. Alfredo Gonçalves de Azevedo, também de Cabeçais, tivessem a noção de que a ascendência familiar de Fernando Pessoa tinha que ver com o fidalgo de Fermedo, Lázaro Moreira Landeiro Camisão, da Quinta do Castelo, de Fermedo, e que desempenhou o cargo de advogado na vila de Cabeçais, por favor de D. João V, em 2 de Maio de 1744.
A Quinta do Castelo, com o Solar, pertenceu à família Camisão de Arouca, que é detentora do
respectivo Brasão, e foi pertença do Prof. António Cabral, de Romariz, Santa Maria da Feira, tendo sido vendida por uma sua filha a um casal de Gião, também de Santa Maria da Feira. Neste momento, encontra-se completamente restaurado, o Solar, destaca-se na paisagem como um edifício de
uma considerável volumetria. A Capela mereceu todo o cuidado e os logradouros foram embelezados com motivos e ornamentações ao gosto dos tempos passados.
Logo no primeiro capítulo da obra da Drª Lucília Lencart se fica sabendo da ligação de Fernando Pessoa a Fermedo.
E diz a autora: "Depois de o ter situado no Algarve por seu avô paterno, o General Joaquim António Pereira de Araújo Pessoa que nasceu em Tavira em 13 de Fevereiro de 1813, neto de um homem ilustre do Norte José António Pereira de Araújo e Sousa, nascido na Quinta do Castelo, em Fermedo, nas
antigas Terras de Santa Maria, este homem, vem para o Sul com os seus irmãos e no Algarve se fixam, onde ele se consorcia no Sé de Faro com D. Bárbara Nogueira Mimoso, de quem terá entre outros filhos a D. Joana Xavier Pereira de Araújo e Sousa, nascida em Faro, que vindo a casar também na Sé de Faro com o Dr. Daniel Pessoa e Cunha, médico militar em Tavira depois de ter servido no Regimento de Lagos, irá daquela Senhora ser bisavó paterna de Fernando Pessoa, eu sito-o, hoje, com bases sólidas em Terras de Santa Maria, onde se encontram as suas raízes mais profundas".
Para chegar a esta conclusão, a autora do referido livro transferiu a sua vida profissional para o Algarve, tendo leccionado em S. Brás de Alportel, o que lhe permitia um contacto permanente com a Conservatória de Faro.
É possível que a maior parte da população de Fermedo desconheça o poeta Fernando Pessoa, mas há que contar com um grande número de pessoas que, sem ser letradas ou eruditas, lhe conhecem a obra e que, desde a publicação do trabalho da Drª Lucília Lencart, sintam um grande orgulho e uma grande alegria por saber que um dos maiores poetas portugueses possui ligação familiar a gente de Fermedo e de Arouca.
 
Arouca

Quinta, 17 de Janeiro de 2019

Actual
Temp: 9º
Vento: NNW a 2 km/h
Precip: 0 mm
Pouco Nublado
Sex
T 8º
V 0 km/h
Sáb
T 11º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Concorda com abstenção da Oposição (PSD e CDS-PP) na votação das GOP e Orçamento para 2019?
 
 
A Frase...

"É preciso cuidar e valorizar os nossos idosos"

Isabel Paiva, presidente da JF Rossas, em declarações ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 53 visitantes online